Evento tem o intuito de auxiliar na redução de carga tributária no país
Este ano, o evento realiza a sua 13ª edição e conta com a participação de mais de 100 cidades de 22 estados brasileiros. Serão expostos, durante o Feirão em Alagoas, produtos com e sem valor dos impostos aplicados sobre os mesmos. Acontece, paralelamente, uma forte mobilização nas redes sociais para pedir o envolvimento de autoridades, personalidades e a população em geral para unir forças à luta pela simplificação tributária.
De acordo com Sávio Carnaúba, presidente do CJE/AL, “o Feirão é muito importante para conscientizar a população a respeito da quantidade de impostos que se paga e também para cobrar uma maior eficiência por parte do governo em relação ao que é gasto e de que maneira”.
Feirão do Imposto
A parceria entre a Conaje e o CJE/AL firma o compromisso que as entidades têm de trabalhar para a melhoria das condições do empreendedorismo em Alagoas e em todo o Brasil. Todos os anos, a Conaje realiza o Feirão do Imposto, um evento que acontece em 22 estados brasileiros, com ações executadas durante o mês de setembro. O objetivo do Feirão é alertar a respeito da alta carga tributária no país sobre produtos e serviços. Além disso, também tem o intuito de cobrar a aplicação efetiva e transparente dos tributos e a redução dos custos com educação no Brasil.
Conquistas
Grandes resultados já foram alcançados com a realização do Feirão do Imposto ao longo dos anos. Reduzir a carga tributária brasileira e conscientizar as pessoas a respeito dos impostos foram importantes no avanço do projeto. Um dos resultados do Feirão foi a Lei 12.741 (Lei da Transparência), que instituiu a obrigatoriedade de informações sobre impostos nas notas e cupons ficais. Outro igualmente importante foi a Lei 12.839, que retirou impostos incidentes em produtos contidos na cesta básica dos brasileiros.