Durante a solenidade de apresentação de projeto inovador da indústria Norvinco, no início desta semana, o governador Renan Filho conheceu os empreendedores Mateus Kühn, Carlos Lima e Lucas Barros, proprietários, respectivamente, das empresas Prisco Ambiental e ID5. Na ocasião, o chefe do Executivo obteve detalhes dos negócios encampados pelas empresas voltadas a processos de inovação.
As empresas, que estão desenvolvendo projetos inovadores em suas respectivas áreas, já receberam sinalização positiva da Agência de Fomento de Alagoas quanto à análise dos projetos. A ação remete à atuação do Governo de Alagoas em incentivar o empreendedorismo no foco na inovação.
A Prisco Ambiental oferece soluções inovadoras para o tratamento sustentável de águas residuais e atua com laboratório próprio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O empreendimento começou na Incubadora de Empresas da Universidade Federal de Alagoas e nesse período teve importantes projetos aprovados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).
Já a ID5 enfoca seu trabalho no desenvolvimento de plataformas de serviços digitais e na criação de big datas para outras empresas. Big Data é um termo amplo para conjuntos de dados muito grandes ou complexos para os quais os aplicativos de processamento de dados tradicionais são insuficientes. Os desafios incluem análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade. Todo esse processo gera uma maior eficiência operacional, redução de risco e redução de custos.
De acordo com Antonio Pinaud, presidente da Agência, o governador Renan Filho tem demonstrado seu afinco pela valorização dos empreendedores instalados em Alagoas ao cobrar da instituição apoio incondicional a esses negócios. “Trabalhamos pautados pela visão também empreendedora do governador que enxerga no nosso povo o potencial necessário para fazer Alagoas crescer”, destacou Pinaud.
Somente para este ano, o Governo de Alagoas, através da Desenvolve, está disponibilizando R$ 30 milhões para projetos de inovação com base em conteúdos práticos voltados ao desenvolvimento e imersões empreendedoras que impactem o máximo de cidadãos possível com geração de emprego e renda.