Categorias: Maceió

Desfile da Emancipação Política de Alagoas é marcado por comemorações e protestos

Alagoas 24 Horas

Desfile de Emancipação Política de Alagoas

A comemoração dos 198 anos da Emancipação Política de Alagoas atraiu centenas de alagoanos para o Estádio Rei Pelé, no Trapiche,  na  tarde desta quarta-feira, 16. Para aqueles que foram prestigiar o evento, o tradicional desfile foi um espetáculo de cores, ritmos e alegria.

A abertura do evento, que teve por tema “Integração Escola Comunidade”, foi realizada pela banda da Polícia Militar (PM) e pelos alunos da escola Tiradentes. Em seguida, os três mil estudantes de 36 escolas das redes estadual, municipais e privadas encantaram o público durante o desfile. As fanfarras deram um show à parte e arrancaram aplausos com as coreografias ritmadas e músicas tradicionais e ousadas.

Durante o desfile, houve ainda uma homenagem aos 200 anos de Maceió, realizada pelas duas Gerências Regionais de Educação (Geres) da capital.

Por conta do evento,  três pontos, nas imediações do Estádio Rei Pelé, foram interditados. Na Avenida Siqueira Campos, em frente ao Estádio Rei Pelé,  e na Rua Cel. José Francisco Vieira só passavam veículos de urgência e emergência, como ambulâncias, viaturas policias, do Corpo de Bombeiros e da própria SMTT.

Agentes de Fiscalização da SMTT estarão no local auxiliando o fluxo de trânsito da região e orientando motoristas e pedestres.

Protesto

Integrantes da Reserva Técnica da Educação aproveitaram o desfile, que contou com a presença do vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, para realizar um protesto. Com faixas, cartazes e gritos de ordem, os manifestantes pediam a contratação de cerca de mil aprovados no último concurso, em 2013. Os integrantes da reserva técnica informaram que das 1.700 vagas disponíveis, apenas 800 foram preenchidas até o momento.