Pacientes crônicos de Alagoas estão ansiosos e preocupados com a falta de alguns medicamentos na Farmácia de Medicamentos Excepcionais em Alagoas, a Farmex. É o caso de pacientes transplantados e renais crônicos, que há três meses buscam – sem encontrar – o Noripurum.
A medicação é usada por pacientes renais crônicos e desde o mês de julho teve a entrega suspensa. É o caso do paciente José Guilherme Pradines de Mendonça, que não conseguiu ter acesso à medicação nos meses de julho, agosto e esteve na manhã desta sexta, 18, na Farmex e foi informado que a medicação não estava disponível.
A reportagem do Alagoas 24 horas foi contatada por familiares de outro paciente crônico, de 15 anos, que precisa da medicação Calcigex, que também teve a entrega suspensa. Aflitos, os familiares do paciente não sabem como assegurar a medicação.
A Secretaria de Estado da Saúde foi contatada pela reportagem que informou que a entrega do Noripurum será normalizada ainda na tarde de hoje. Quanto ao Calcigex, a secretaria informou que está sendo realizada a cotação de preços junto ao laboratório e que não há previsão para a normalização na entrega.