Categorias: Maceió

Prefeitura firma convênio com CIEE para estágios

Assessoria

Convênio foi firmado com CIEE

O prefeito Rui Palmeira assinou, na tarde dessa terça-feira (22), um convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para a implantação do seu programa de estágio e aprendizado nas secretarias e órgãos municipais. Cento e cinqüenta vagas serão disponibilizadas para estudantes do ensino superior em diversas áreas.

Em Alagoas, o CIEE acompanha mais de três mil jovens que estagiam em órgãos como o Tribunal de Contas da União, Caixa Econômica Federal e Receita Federal. “Essa parceria é importante sob dois aspectos. Primeiro por estarmos nos aproximando de uma das instituições mais respeitadas do Brasil. Também teremos um número maior de estagiários, que passam pela triagem do CIEE, estagiários de muita qualidade”, disse Rui.

A Prefeitura auxiliará na formação dos universitários que participarem do programa. “Nosso programa auxilia na formação dessa mão de obra, que muitas vezes tem sua primeira oportunidade nos estágios ou em programas como o Menor Aprendiz, e as agarra com unhas e dentes. Para nós é uma alegria firmar essa parceira”, completou o prefeito.

“O CIEE passou por um chamamento público, se credenciou e foi habilitado para fazer o trabalho de seleção dos estagiários que irão atender as necessidades dos diversos órgãos municipais. Eles irão acompanhar a realização do estágio, com monitoramento constante e a produção de relatórios periódicos. Para o município, a assinatura desse convênio é um ganho muito grande”, destacou o secretário municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio, Fellipe Mamede.

Agente de integração, o CIEE faz uma intermediação entre as instituições de ensino e as concedentes de estágio. Como possui convênios com todas as instituições do Estado, o processo é facilitado. “A Prefeitura deixa de se preocupar com a parte administrativa para focar única e exclusivamente com a formação e orientação do estagiário. O programa de estágio busca encurtar o espaço entre o saber e fazer e com essa parceira serão disponibilizadas mais oportunidade para estudantes do ensino superior”, ressaltou a supervisora de Unidade de Operação do CIEE, Fabiana Porto.

Entre os benefícios que o convênio traz é o pagamento do seguro obrigatório. Sem a parceria, a Prefeitura teria que contratar seguradoras para a inclusão da apólice em favor dos estagiários. A Lei do Estágio 11788/2008 também prevê que, a cada seis meses, um supervisor responda um questionário de avaliação do estagiário. O objetivo é verificar se o processo está agregando conhecimento ao estudante.

“É uma grande honra para nós atendermos a prefeitura de Maceió. Somos uma ferramenta administrativa que vai colocar todo o conhecimento adquirido ao longo dos seus 51 anos de atuação, em todo o Brasil, a serviço de Maceió, que tem suas diretrizes e sua cultura para esse programa. Iremos disponibilizar o nosso ferramental tecnológico e humano e quem ganha é o estudante, que terá o apoio do CIEE e vai encontrar as portas da prefeitura abertas para realizar o seu estágio e adquirir o conhecimento necessário para o mercado de trabalho”, disse o superintendente de Atendimento do CIEE.