Livros podem ser doados até o dia da festa que será realizada em novembro
Obras como “Alzirinha” e “Luares para o amor não naufragar”, de Arriete Vilela; “Marulheiro”, de Marcos Vasconcelos Filho; “O ouro do coronel”, de Jorge Tenório e “Para ti, Graci(liano)”, de Isvânia Marques são os primeiros volumes que irão compor as bibliotecas comunitárias em casas, igrejas, templos e associações de moradores, por exemplo. O intuito é estimular a leitura como prazer e, para isso, Carlito Lima, curador da Flimar, tem um pedido especial.
“Estamos em busca de prosa, poesia, romance, aventura, livros que despertem a questão do ler pelo prazer, e nada mais. Não estamos em busca de livros didáticos, manuais ou dicionários e gostaríamos de contar com a compreensão das pessoas nesse ponto”, alertou Carlito.
A entrega dos livros doados pela Braskem aconteceu na última segunda-feira (05), durante um encontro entre Milton Pradines, Gerente de Relações Institucionais da empresa, e Carlito Lima. Os títulos incluíram obras infantis a coletâneas de poesias.
“Somos parceiros da Flimar desde o início e não podíamos deixar de contribuir com mais essa iniciativa. A criação dessas bibliotecas vai contribuir para o crescimento pessoal de comunidades que já estão sendo atendidas em outros projetos da Braskem, por estarem aqui na região das fábricas, mas, também, vem para promover o desenvolvimento de toda a Alagoas. A Flimar é uma grande atração para o turismo cultural em nosso estado”, afirmou Milton.
Sobre a Flimar
A VI Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) acontece de 11 a 15 de novembro e pretende, a exemplo dos anos anteriores, tomar as ruas do Centro histórico da cidade. Serão palestras, workshops, mesas redondas, debates, exposições, música, teatro, dança, além de saraus de poesia na Casa-Museu de Marechal Deodoro e concertos de música clássica nas igrejas consideradas patrimônio de Alagoas.
Durante a Flimar, a campanha de arrecadação de livros espera atingir seu auge, contando com pontos de coleta em estandes e pontos estratégicos da cidade, ainda a serem definidos.
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 53 bilhões, é a maior produtora mundial de biopolímeros – polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde), com capacidade de 200 mil toneladas anuais. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 36 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA e Alemanha. Lidera ainda a construção de um complexo industrial petroquímico no México, em parceria com a mexicana Idesa, cujo investimento é avaliado em R$ 15 bilhões.