Artistas plásticos alagoanos ou que estejam radicados em Alagoas há três anos e com mais de cinco anos de atuação na área, em expressões visuais, podem ser inscrever para expor suas obras no ‘2º Saca- Salão de Arte Contemporânea de Alagoas’. O evento é uma realização da Associação dos Artistas Visuais de Alagoas (AAVA), em parceria com a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A exposição, que será aberta dia 14 de dezembro e vai até 27 de fevereiro, no Salão de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro, tem curadoria de Alice Barros e Robertson Dorta. Ela vai contar com 50 obras, entre colagem, desenho, escultura, fotografia, grafite, pintura, gravura e instalação, além de diversos debates e oficinas sobre temas como arte na educação, na arquitetura e no jornalismo, entre outros.
Os artistas interessados em participar do ‘2º Saca’ podem retirar o kit de inscrição até o dia 21 de novembro na recepção do Complexo Cultural Teatro Deodoro, na Rua Barão de Maceió, 375 (anexo ao Teatro Deodoro), Centro de Maceió, das 8h às 18h. O kit está disponível ainda na Internet no endereço eletrônico do ‘2º Salão de Arte Contemporânea de Alagoas’ (Saca).
Cada artista poderá inscrever no máximo três obras de sua autoria, em uma única categoria das oito aceitas pelo Salão. A inscrição é gratuita. Apenas uma obra de cada artista será selecionada. É proibida a participação de funcionários da Diteal, da Secult, membros do Comitê Curatorial ou qualquer pessoa que esteja diretamente envolvida na organização da exposição. A lista com as obras selecionadas será divulgada a partir do dia 5 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3315-5656.
Artes na Diteal
Em menos de um ano de inaugurada, a Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro já abrigou as exposições: ‘1º Salão de Arte Contemporânea de Alagoas’, ‘Ranhuras’, ‘Amostra Grátis’ e, atualmente, ‘Poesia em Foco – Uma visão contemporânea de Maceió’. A mostra, que pode ser vista até o dia 12 de dezembro, é uma realização conjunta entre a Diteal, Secult e Confraria: nós, poetas. Ela presta uma homenagem aos 200 anos de Maceió, na visão dos fotógrafos Ana Cristina Francisco dos Santos, Arthur Celso e Luna Gavazza.
São mais de 40 fotografias acompanhadas por poemas de 30 autores alagoanos. A exposição conta com áudio-poesia e poesias em Braille, dentro da proposta de acessibilidade desenvolvida pela Diteal.
O público alagoano pode visitar a mostra de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Nas quartas-feiras, a visitação pode ser feita das 8h às 20h. A entrada é franca. E a partir do dia 10 de novembro, o público vai poder conferir o trabalho da artista visual Myrian Almeida. Ela faz sua primeira exposição individual – ‘Andeja’, com trabalhos em recortes de tecidos. A mostra fica em cartaz até o dia 12 de dezembro, na parte superior do Complexo Cultural, com entrada franca.
E fechando o ano, a Diteal traz o ‘2º Saca – Salão de Arte Contemporânea de Alagoas’, que termina em fevereiro de 2016.