Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau terão a oportunidade de acompanhar, a partir das 8h30 desta quarta-feira (21), no auditório da instituição de ensino, na Ponta Verde, o julgamento popular do réu Alan Kardec dos Santos, o “Chacal”, acusado de assassinar Jamerson Thiago, em 2013, no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió.
A sessão, presidida pelo juiz John Silas da Silva, titular da 8ª Vara Criminal da Capital, será realizada nas dependências da unidade de ensino e tem como objetivo facilitar a compreensão dos alunos sobre o funcionamento de um júri popular.
“Na oportunidade, os estudantes entenderão melhor todas as etapas que envolvem um julgamento em tribunal do júri, tais como o sorteio dos jurados, a instrução processual, o debate entre defesa e promotoria, entre outros”, explicou o magistrado John Silas.
Entenda o Caso
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), o crime ocorreu no dia 24 de janeiro de 2013, quando Jamerson Thiago de Oliveira Santos seguia em sua motocicleta, no bairro Cidade Universitária, e foi seguido pelo acusado Alan Kardec dos Santos Silva, vulgo “Chacal”, que se encontrava em uma outra moto com um menor.
Ao se aproximar do veículo conduzido pela vítima, o réu desferiu vários disparos de arma de fogo contra a sua cabeça. Jamerson não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O órgão ministerial pede que o acusado seja condenado por homicídio com a qualificadora do recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
O acusado nega participação na autoria do crime. Ainda segundo o depoimento de uma testemunha, Alan Kardec, que está preso desde o dia 14 de janeiro de 2013, fazia parte de uma quadrilha que dominava o Conjunto Denisson Menezes, no Tabuleiro do Martins.
A expectativa é que a decisão do Conselho de Sentença seja proferida por volta das 17 horas.
Matéria referente ao processo nº 0705154-70.2013.8.02.0001