Categorias: Saúde

Hemoal realiza coleta de sangue no Maceió Shopping nestas quarta e quinta-feira

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizam, nestas quarta (21) e quinta-feira (22), coleta externa de sangue no Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras. As ações, que ocorrem das 8h às 16h, representam mais uma atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciada na segunda-feira (19).

Carla Cleto/Sesau

Carla Cleto/Sesau

Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter peso igual ou superior a 50kg, idade entre 16 e 69 anos e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e/ou dos responsáveis. É importante, segundo o Ministério da Saúde, comparecer ao local de doação alimentado, ter dormindo no mínimo seis horas e não ter ingerido bebida alcoólica.

Há impedimento, ainda de acordo com o Ministério da Saúde, apenas para àqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade ou tenham histórico de sífilis, Aids ou doença de Chagas.  Já no caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

“As coletas externas têm o propósito de facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação voluntária de sangue. Graças ao apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, estamos, do Maceió Shopping, da Lanchonete Quiznos Sub, do Detran [Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas] e do Itec [Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas] estamos realizando mais esta ação de cidadania”, ressaltou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Doe Mais – O aplicativo Doe Mais foi desenvolvido por alunos do curso de Sistema de Informação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), sob coordenação do professor Marcílio Ferreira, e foi financiado pela Secti. Ele já pode ser baixado gratuitamente no Google Play, para smartphones com sistema operativo Android, através das tags “Doe +”, “Ifal”, “Hemoal” ou “Sesau”.

Por meio do aplicativo, o usuário pode agendar a doação no Hemoal Trapiche, criar e compartilhar campanhas educativas que informam aos doadores da necessidade de um determinado tipo sanguíneo, além de serem alertados quanto ao prazo que podem retornar para uma nova doação de sangue. Ele também informa quais os principais pré-requisitos para se tornar um doador voluntário de sangue.