Decisão acontece, mais uma vez, devido à inadimplência dos municípios conveniados
Por mais uma vez, o Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (Proesp) da Universidade Estadual de Alagoas paralisa suas atividades em decorrência das inadimplências dos 52 municípios e 20 câmaras municipais. A suspensão começa a partir da próxima sexta-feira, dia 23.
Por ser um programa especial, as aulas do Proesp acontecem sempre às sextas à noite e aos sábados pelo dia. Em média, serão novamente penalizados com a inevitável decisão, cerca de dois mil estudantes de sete cursos distribuídos em nove polos, localizados nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Maceió, Penedo, Boca da Mata e Teotônio Vilela.
Segundo a Coordenadora Pedagógica do Proesp/Uneal, professora Lucicleide da Silva, há vários meses, a equipe gestora do programa visita os municípios, com a finalidade de buscar acordo sobre as dívidas. “A maioria chegou a fazer acordos, mas não honrou os compromissos nas datas acertadas”, frisou.
Ainda de acordo com a gestora, há municípios que têm dívidas em torno de R$ 500 mil. “Os maiores conveniados até passam desse valor. Temos compromissos e responsabilidades mensais para gerir esse programa”, explicou a coordenadora pedagógica.
O reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa, disse que a instituição está tomando as medidas jurídicas cabíveis para resolver esse problema. “É lamentável que um programa dessa importância pare, de novo, por conta da irresponsabilidade de gestores municipais. Não tem sentido contido continuar esse programa desta forma”, pontuou.
DENUNCIA AO MP
Jairo Campos pede aos servidores públicos matriculados no Proesp/Uneal que fiquem cada vez mais atentos ao gerenciamento feito pelos respectivos municípios. “Os nossos estudantes não podem se prejudicar. O Proesp não pode parar. Se o problema persistir, estarei pronto para denunciar a questão junto ao Ministério Público, junto com meus alunos, com a minha comunidade acadêmica”, informou.
A equipe gestora do Proesp/Uneal publicou, no final da tarde desta terça-feira, 20, uma nota comunicando a decisão. Leia na íntegra:
“NOTA
Informamos a todos os alunos e docentes do PROESP/UNEAL que, a partir do dia 23/10 (sexta-feira), as aulas do citado programa estarão suspensas por tempo indeterminado, por motivos de inadimplência da maioria dos municípios conveniados. Destacamos que buscamos dialogar durante meses com os municípios conveniados, mas não obtivemos resultados. Dessa forma, fica impossível honrarmos com o compromisso de pagamento de professores e equipe técnica. Ressaltamos que no momento em que a situação financeira for resolvida retornaremos as aulas imediatamente. Desde já pedimos a compreensão dos alunos e professores que diante da situação pedimos apoio nas negociações com os municípios envolvidos, considerando a importância do PROESP/UNEAL para a educação do Estado de Alagoas.
Comitê Gestor”