Equipes de engenharia instalaram um canteiro de obras na Praça da Faculdade. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), começou os serviços de recuperação do local, uma das áreas de lazer mais tradicionais da cidade de Maceió.
Obras na Praça da Faculdade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Os serviços começaram na parte sul da praça, onde estão sendo erguidos os espaços para um campo de futebol e uma quadra poliesportiva. A previsão de conclusão de toda a reforma do logradouro é de aproximadamente seis meses. Ainda estão previstos para a revitalização da praça a instalação de piso intertravado, piso tátil, rampas de acessibilidade, jardineiras, bancos, espaço para gastronomia, espaço para feiras, equipamentos de ginástica, paraciclos, pista de skate, quadra de vôlei, quadra poliesportiva, playground, caramanchão com mesas para jogos, baias para ônibus e táxi, estacionamento para veículos, paisagismo e a recuperação do símbolo mais imponente da praça, o Panteão.
Obras na Praça da Faculdade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
De acordo com Jean Carlos, secretário interino de Meio Ambiente, a reforma está em fase de marcações do local e contempla ainda a construção da área de esporte. “A praça terá toda uma estrutura que atenderá diversos públicos em um só lugar. Estamos nas fases de marcações que cada espaço terá. Em paralelo, estamos fazendo as estruturas de esporte do local”, disse.
O valor investido na obra é de R$ 1,2 milhão. Para que o projeto da nova praça pudesse se tornar realidade, a Sempma, por meio do Adote uma Área Pública, conseguiu um investimento da iniciativa privada. O Banco internacional BMG financiou aproximadamente R$ 500 mil. O outro montante é oriundo do Fundo Municipal de Proteção ao Meio Ambiente.
Obras na Praça da Faculdade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Na Praça, a iluminação contará com uma novidade que a Prefeitura já instalou em algumas regiões e busca ampliar para toda Maceió: a tecnologia LED. De acordo com o superintendente municipal de Iluminação Pública e Energia (Sima), Ib Brêda, a implantação será completamente custeada pelo Município. “Esta tecnologia é ecológica, tem uma capacidade de iluminação maior que utilizada atualmente e também é mais econômica”, explicou o gestor.
A Praça da Faculdade fica situada em um dos mais tradicionais bairros de Maceió. O aposentado Benedito dos Santos, morador do Prado há mais de 40 anos, relembra muitas datas importantes para ele. “Eu vinha para praça depois que saia da igreja para me encontrar com meus amigos e foi aqui sentado em cima da bancada do Panteão que pedi para namorar minha esposa”, contou.
Obras na Praça da Faculdade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Para comemorar os 200 anos de Maceió, a Sempma está revitalizando, desde o início do ano, 14 logradouros públicos. Quatro espaços já foram entregues pelo prefeito Rui Palmeira à comunidade.