Categorias: Saúde

Saiba como será o funcionamento das unidades de saúde no Feriadão

Ascom/Sesau

Unidades de Saúde

A partir desta sexta-feira (30) – quando será comemorado o Dia do Servidor Público – até a segunda-feira (2), Dia de Finados – as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irão funcionar com escalas especiais. Nos Hospitais Geral do Estado (HGE) e Ib Gatto Falcão, na Unidade de Emergência do Agreste, nos Ambulatórios 24 Horas e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestam serviços essenciais, o atendimento irá ocorrer normalmente.

Já nos Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar), o atendimento será diferenciado. No Hemoal Trapiche, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, em Maceió, o atendimento a doadores será suspenso na sexta-feira (30), no domingo (1º) e na segunda-feira (2), funcionando apenas para liberar sangue para as maternidades e hospitais. No sábado (31), no entanto, o Hemoal irá receber doadores de sangue das 7h30 às 12h. No Hemoar, que funciona na Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca, o atendimento a doadores só será retomado na terça-feira (3). Até lá, a unidade funcionará com plantão interno, apenas para liberar sangue.

Também a partir da sexta-feira (30), o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmex), estará com o atendimento suspenso, sendo retomado na terça-feira (3). O Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e a Vigilância Sanitária Estadual funcionarão em regime de plantão interno, mas o atendimento ao público só será retomado também na terça-feira (3). Já o expediente no prédio sede da Sesau estará suspenso da sexta-feira (30) até a segunda (2).

Orientação – De acordo com o assessor de Média e Alta Complexidade da Sesau, Rogério Barboza, nas unidades onde o funcionamento será normal ou haverá restrições no atendimento, os gestores elaboraram escalas de plantão. O propósito é assegurar atendimento qualificado e ágil, sem comprometer a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“No caso do HGE e da Unidade de Emergência do Agreste, por exemplo, que são referências para os casos de urgência e emergência, haverá médicos de sobreaviso em especialidades críticas. Eles terão a missão de atender eventuais necessidades, em caos de acidentes graves”, explicou Rogério Barboza. 

Quando procurar o HGE – Ainda de acordo com o assessor de Média e Alta Complexidade da Sesau, somente os casos graves devem ser atendidos no HGE, a exemplo dos feridos por arma branca e de fogo e as vítimas de acidentes no trânsito. Já os pacientes com dores de cabeça, diarreias, cólicas, assim como escoriações e pequenas suturas, devem procurar um dos cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió. 

Essas unidades prestam atendimento de urgência e estão localizadas em pontos estratégicos de Maceió. Os Ambulatórios 24 Horas funcionam com equipes multidisciplinares de plantão e estão localizados no Benedito Bentes (Denilma Bulhões), Tabuleiro do Martins (Assis Chateaubriand), Chã da Jaqueira (Dom Miguel Câmara), Levada (Noélia Lessa) e Jacintinho (João Fireman).  

No caso do Samu, Rogério Barboza informou que o serviço atende pelo telefone 192 e que só pode ser acionado para atender vítimas de acidentes com automóveis, motocicletas ou bicicletas. Ele também deve atende vítimas de espancamentos, de tentativas de suicídio, problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, trauma ou queimaduras, quadros infecciosos, gestantes em trabalho de parto, pessoas com crises hipertensivas e que sofreram acidentes com produtos perigosos.