Como esperada, é intensa a movimentação nos cemitérios da capital neste feriado de Finados (02). A data é celebrada por familiares e amigos que perderem seus entes queridos. Em Maceió, os cemitérios públicos são os que registram maior movimentação.
Economia
Vendedores ambulantes montaram barracas no entorno dos cemitérios para a venda, principalmente, de flores.
Na sexta-feira (30) o Ministério do Turismo divulgou nota informando que o feriado de Finados é o segundo que mais movimenta a economia no país, desconsiderando o Carnaval, a Semana Santa, o Natal o Réveillon e feriados estendidos que são previstos todos os anos. Isso por que, com o feriado prolongado (três dias) os brasileiros aproveitam para viajar. Neste ano a expectativa do setor turístico é de arrecadar R$ 2,6 bilhões e quase dois milhões de viagens. Apenas a região Sudeste responde por 707 mil viagens e R$ 816,8 milhões de movimentação.
Aeroportos
O tráfego aéreo também prevê aumento da demanda com o turismo. A Infraero estima que os 60 terminais administrados pela empresa movimente 1,98 milhão de pessoas, um crescimento de 3,6% em relação ao ano passado, quando foram registrados 1,91 milhão de passageiros. A previsão considera de quinta-feira (29/10) até terça-feira (3/11). Não estão incluídos nesse cálculo os aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Viracopos (SP), Brasília (DF) e Confins (MG), concedidos à iniciativa privada, além do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (RN), também de administração privada
Maceió
Em Maceió a emoção divide espaço com a revolta sobre a atual situação dos cemitérios da capital e sua constante falta de vagas.
Religião
A Igreja Católica também preparou uma série de atividades e missas destinadas aos católicos e visitantes dos túmulos.