Categorias: Maceió

Diário Oficial do Estado terá versão dinâmica para dispositivos móveis

Novo formato tem proposta visual mais agradável, com reorganização do conteúdo; outra versão do site do Diário também deve ser desenvolvida nos próximos meses.

Divulgação

Versão mobile objetiva modificar o acesso tradicional ao Diário Oficial para um modo de leitura mais agradável e condizente às novas tecnologias de acesso à informação

A partir da próxima quarta-feira (04), a Imprensa Oficial Graciliano Ramos vai tornar disponível a versão mobile do Diário Oficial do Estado de Alagoas. O novo formato pretende dinamizar a navegação em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e poderá ser acessado no endereço www.imprensaoficial.al/mobile.

Para o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Marcos Kummer, essa nova versão deixará o acesso mais dinâmico e transparente. “Vamos colocar o Diário Oficial para plataforma móvel – para acesso por smartphone ou tablet. Na versão mobile, você vai ter uma formatação específica para a navegação móvel”, explicou, sobre mais uma inovação de sua gestão.

Até então, a atual versão eletrônica da publicação se encontrava disponível exclusivamente no formato PDF – mais adequada para visualização nas telas maiores de computadores e laptops. Agora, a versão mobile objetiva modificar o acesso tradicional ao Diário Oficial para um modo de leitura mais agradável e condizente às novas tecnologias de acesso à informação. Lembrando que, como as telas desses aparelhos são menores, o conteúdo será reorganizado para facilitar a visualização.

“Hoje, você sabe que a maioria dos acessos pela internet é realizada por equipamentos móveis. Isso vai facilitar a vida das pessoas. De qualquer lugar, você vai acessar o Diário Oficial de modo mais prático e transparente. Teremos mais facilidade de levar os atos do governo para a população”, explicou Marcos Kummer.

Para o gestor, oferecer um serviço móvel facilita o acesso ao Diário Oficial. “Isso faz parte dos nossos objetivos, facilitar a vida das pessoas e levar as informações de forma mais ampla e mais democrática possível. Quando você oferece uma versão num dispositivo móvel, você permite que muito mais pessoas acessem o Diário Oficial”, complementou.

Todo o processo foi elaborado pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) da Imprensa Oficial. “É comum que exista essa mudança e nós temos que acompanhar toda transição tecnológica que surja”, afirmou o coordenador de TI da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e responsável pela versão mobile do site, José Alexandre.

“A gente também está desenvolvendo uma nova versão do site do Diário Oficial. Esperamos que ela seja lançada em dois meses. Ela vai facilitar o envio de matérias e a diagramação, bem como estará em um ambiente mais seguro e com uma proposta visual mais agradável”, acrescenta Marcos Kummer.