Categorias: Política

Fernando Falcão propõe gestão transparente e democrática

Assessoria

Fernando Falcão propõe gestão transparente e democrática

“Transparência e democratização da gestão” são alguns pontos que a Chapa 2 – “Advogados por uma nova Ordem”, encabeçada por Fernando Falcão, vem apresentando para os eleitores durante a campanha para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas.

De acordo com Falcão, a instituição precisa ter transparência total nas suas contas para assegurar que o advogado acompanhe e fiscalize os recursos da OAB. “Nosso intuito é o de dar uso efetivo ao portal de transparência da OAB, divulgando no sítio da instituição toda a receita e despesas da Ordem, divulgando também os seus balancetes analíticos. Esta é uma forma de nos adequarmos à Lei de Acesso à Informação”, explica o candidato.

E as propostas sobre prestação de contas não param por aí. Entre as ações que a chapa apresenta para a gestão, também há uma referente à realização de auditorias independentes. Segundo o candidato à presidência, a gestão se compromete a realizar no final de cada exercício social uma auditoria nas contas da Ordem e da Caixa de Assistência aos Advogados (CAA).

“Faremos auditorias e elas serão publicadas no Portal da Transparência para que todo advogado tenha acesso ao seu conteúdo. Assim, todos poderão fiscalizar o direcionamento dos recursos da instituição”, reforça Falcão.

Uma outra proposta apresentada pelo candidato da Chapa 2 é a criação de um canal “fale com o presidente”. Além dela, também há a intenção do restabelecimento de uma ouvidoria na OAB/AL. “Nós abriremos um link que possibilitará um envio direto de mensagens para o gabinete da presidência da Ordem, sem burocracia ou intermediários. E tem mais, a ouvidoria, que foi extinta pela atual gestão, será recriada e aparelhada para que cumpra sua finalidade, que é a de fazer com que as informações cheguem à instituição”, destaca o candidato da chapa 2.

Sobre a escolha de membros de conselhos pelo voto direto, a exemplo do Conselho Penitenciário do Estado, Fernando Falcão garante que isto ocorrerá de forma democrática e transparente. “A OAB faz indicação de advogados para a composição de conselhos de grande importância para o Estado de Alagoas. Poucos sabem que estes cargos são remunerados. Na nossa gestão, após a publicação do edital convocatório, qualquer interessado poderá inscrever-se para concorrer aos cargos, exceto os membros da Diretoria e dos Conselhos Federal e Seccional”, alerta.

E o candidato completa: “Encerradas as inscrições, a Diretoria e o Conselho Seccional, mediante votação aberta e nominal, escolherá, em sessão pública, dentre os inscritos, aquele que exercerá a função. Transparência e democracia farão parte da nossa gestão”, finaliza.