A Universidade Federal de Alagoas já tem uma nova reitora. Em uma disputa acirrada, venceu a candidata da Chapa 1 “Outra Ufal é Possível”, Valéria Correia.
A apuração dos votos, ocorrida no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC) foi acompanhada por centenas de alunos, servidores, professores e técnicos e encerrou antes das 17h. A disputa seguiu apertada, voto a voto, e a cada urna aberta, o resultado ficava ainda mais apertado, chegando a ficar empatado em alguns momentos.
No total, 58 urnas, de 13 locais de votação – capital e interior – foram apuradas. Valéria Correia e José Vieira venceram com 51,63% dos votos, contra 48,37% da candidata da Chapa 2 “Seja Mais Ufal”, Rachel Rocha.
A reitora eleita comemorou a vitória e afirmou que a sociedade terá espaço na Universidade Federal de Alagoas. “Recebo está vitória com muita alegria, porque foi vontade da universidade, dos três segmentos. Esta vitória é do litoral, do agreste ao sertão. É a vitória da Outra Ufal, sem retaliações, perseguições, de uma universidade socialmente referenciada que vai ouvir a sociedade, abrir os cofres para a sociedade. Vamos fazer um conselho na Pro-Reitoria de Extensão com representação da sociedade para atender as suas demandas”, disse a reitora eleita.
O primeiro turno da consulta para reitor da Ufal aconteceu no último dia 27. Assim como no segundo turno, a disputa também foi acirrada. A candidata da Chapa 1 “Outra Ufal é Possível”, Valéria Correia, recebeu 35,44% dos votos; a candidata da Chapa 2 “Seja Mais Ufal”, Rachel Rocha, atingiu 38,23% de aprovação; e o terceiro colocado nas eleições, Márcio Barboza, recebeu 26,33% de votos.