Doações de sangue acontecem das 8h às 16h, em frente ao Ginásio do Colégio Santa Úrsula.
A Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está nesta quarta-feira (11), em frente ao ginásio do Colégio Santa Úrsula, no bairro Jatiúca, em Maceió. A ação, que ocorre das 8h às 16h, tem propósito de facilitar o acesso dos voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue.
Os interessados em realizar a doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, devem possuir no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg, segundo o Ministério da Saúde (MS). É imprescindível também, ainda de acordo com a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, portar um documento de identificação com foto e estar em perfeito estado de saúde.
“Estarão impossibilitados de doar, àqueles que não preencham esses pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, doença de Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite. Os candidatos à doação devem estar bem alimentados e, no caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis”, informou Guedes.
No caso das mulheres, ainda de acordo com a gerente do Hemoal, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. E para repetir o gesto solidário, elas devem respeitar um prazo de três meses e os homens dois meses.
Postos Fixos – Na capital alagoana as doações devem ocorrer no Hemoal Trapiche, que está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 11h.
Para os voluntários que estejam no interior, as doações podem ser realizadas na sede do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão está localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, e funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Agendamento – E para os voluntários que desejam agendar uma doação de sangue, o Hemoal Trapiche disponibiliza o aplicativo Doe +. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente no Google Play, para smartphones com sistema operativo Android, através das tags “Doe +” e “Hemoal”.
Por meio do aplicativo, o usuário pode agendar a doação no Hemoal Trapiche, criar e compartilhar campanhas educativas que informam aos doadores da necessidade de um determinado tipo sanguíneo, além de serem alertados quanto ao prazo que podem retornar para uma nova doação de sangue.