Categorias: Maceió

Governo assina incentivo para atrair mais voos

Medida concede à Azul Linhas Aéreas Brasileiras a operar voos neste regime e ajuda a incrementar o fluxo de turistas em Alagoas (Foto: Divulgação)

Um antigo pleito do trade turístico será atendido pelo Governo do Estado: a concessão da redução da alíquota do querosene de aviação (QAV). A solenidade de assinatura acontece no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), nesta quinta-feira (12), às 9h.

 Na prática, a regulamentação posiciona Alagoas como um dos estados mais competitivos do país para atração de novos voos, por reduzir a carga tributária para o segmento.

 A solenidade contará com a presença do governador Renan Filho; da secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, do secretário executivo da Fazenda, Helder Lima; e dos executivos da primeira empresa que passa a operar voos neste regime, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

 A conquista é resultado do estudo da Sedetur, em conjunto com a Sefaz, para incrementar o fluxo de turistas em Alagoas.

 “Estamos trabalhando em todas as frentes para que Alagoas passe a contar com novos diferenciais competitivos no processo de atração de investimentos, gerando receita no Estado. No caso do QAV, nós conseguimos avançar para encontrar um modelo adequado, que atenda às demandas do setor empresarial e não interfira na arrecadação, promovendo o crescimento socioeconômico”, destaca a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.

O custo com combustível representa 35% do valor gasto pelas companhias com os vôos e o incentivo garante a redução da alíquota de 17% para 12%, com condições de pagamento competitivas. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras passará a operar voos com o incentivo de João Pessoa, Fortaleza e Recife para Maceió.

 “Esses serão os primeiros voos com a redução da alíquota, que sem dúvida é um marco para o desenvolvimento do turismo no Estado. Nós estamos trabalhando para divulgar o incentivo e prospectar mais voos, uma vez que 80% dos nossos turistas chegam a Maceió de avião”, explicou Jeanine Pires.