Categorias: Maceió

Detran/AL vai discutir violência no trânsito e suas consequências

O evento que marca as homenagens ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes Trânsito será gratuito e aberto para toda população

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), convida toda sociedade alagoana para participar nesta sexta-feira (13), às 9h, na sede do órgão, de uma mesa redonda que marca as homenagens ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes Trânsito, em 15 de novembro. Com o objetivo de disseminar, por meio da população, entidades, órgãos governamentais e outras organizações, a mobilização sobre ações que possam diminuir as fatalidades no trânsito.

Durante o debate que terá a temática: “As mortes no trânsito e suas interfaces” a socióloga e professora Regina Trindade irá fazer uma abordagem sobre “Os impactos socioeconômicos das mortes no trânsito” e em seguida, a palestra “As sequelas emocionais das mortes no trânsito”, com o psiquiatra e professor Audenis Peixoto.

“Não podemos esquecer que a cada 20 segundos, em algum lugar do mundo, um pai, uma mãe, um filho, um irmão ou um amigo é morto em um acidente de trânsito. Devemos refletir não apenas em nossas mentes, mas em nossos corações o que temos feito para mudar esta tão absurda e violenta realidade que nos assola todos os dias, no que diz respeito ao trânsito e, em especial, em nosso estado”, ressalta o diretor-presidente do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia.

Segundo dados de pesquisa do Instituto Alberto Luiz Coimbra, mais de 536 mil pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em dez anos em todo o país.

A celebração do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes Trânsito é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação ao custo dos acidentes rodoviários para as comunidades, e enfatizar a necessidade de começar e promover esforços para controlar este importante problema de saúde e desenvolvimento de apoio as vítimas.

O evento será gratuito e a homenagem se estende aos familiares, amigos e todos que sofrem com a perda de entes queridos vítimas do trânsito.