A partir de agora, o cálculo do PIB alagoano adotará como base de referência o ano de 2010
O ano de referência usado para calcular a variação do Produto Interno Bruto (PIB) alagoano foi atualizado. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (18), pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag),por meio da superintendência da Produção
Portanto, as divulgações do PIB regional, em valor, passarão a se basear no ano de referência 2010, que foi substituída pela série de referência do ano 2002.
Segundo o economista e gerente de Estatística e Indicadores da Seplag, Roberson Leite, as taxas de crescimento do PIB serão calculadas de acordo com a nova base.
“Uma das novidades desta nova base é a divulgação do PIB pela ótica da renda. Nessa visão, o PIB corresponde à soma da remuneração dos empregados, mais o rendimento misto bruto, mais o excedente operacional bruto, mais o total dos impostos”, ressalta Roberson.
A nova base do Sistema de Contas Regionais, calculada pelos estados em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), adota 2010 como ano de referência e incorpora recomendações da mais recente revisão do manual internacional de Contas Nacionais das Nações Unidas, System of National Accounts SNA 2008, em substituição à versão de 1993.
Além de atualizações metodológicas, a nova base apresenta uma classificação mais detalhada de produtos e atividades, integrada à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0), e incorpora dados do Censo Agropecuário de 2006 e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008/09.
“Dentre outros pontos que podemos destacar nesta nova base, está a utilização dos dados da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, o uso das informações do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos(SIAPE) e a implantação do Sistema Integrado de Contas Regionais (SICOR), que permite a administração da base de dados do sistema com maior segurança”, completa o gerente da Seplag.
Mais informações sobre a nova metodologia acessar link:
ftp://ftp.ibge.gov.br/Contas_Regionais/Notas_Metodologicas_2010/NotaMetodologicaContasRegionaisRef2010.pdf