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Consumo de produtos piratas no país cai pela metade em cinco anos

Pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos, realizada com 1.200 consumidores de 72 municípios, mostra que o consumo físico de produtos piratas diminuiu em mais da metade no país. Em 2015, 28% dos brasileiros consumiram pelo menos um desses itens, mesmo nível de 2014, o que equivale a 40,3 milhões de consumidores. O resultado é bem abaixo da média histórica de 41% registrada pelo levantamento, que teve início em 2006.

Entre os brasileiros que compraram algum produto pirata em 2015, DVDs (71%) e CDs (58%) permanecem na liderança do ranking. No caso dos DVDs, a pesquisa ainda mostra alta de 7 p.p. no consumo em relação ao ano passado. Dentre os itens piratas consumidos, destacam-se também roupas (11%), calçados, bolsas e tênis (10%) e óculos (10%).

O preço é o diferencial que leva à compra de produtos piratas para quase a totalidade dos brasileiros consumidores desse mercado (97%). No entanto, 45% desses informaram já ter se arrependido com a compra, sobretudo devido à baixa qualidade dos produtos (91%). A falta de garantia foi mencionada por 21% como razão de arrependimento.