O ministro da Integração e ex-superintendente regional da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Gilberto Magalhães Occhi, é o mais novo cidadão maceioense. Ele foi agraciado com o título de Cidadão Honorário em sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (4), no Plenário da Câmara Municipal de Maceió.
Participaram da solenidade, além de familiares do homenageado, o presidente da Câmara, Kelmann Vieira (PMDB), e os vereadores Luiz Carlos Santana (DEM), Guilherme Soares (PROS), Eduardo Canuto (PV), Chico Filho (PP) e Silvio Camelo (PV), propositor da honraria. Também estiveram presentes, o senador Benedito de Lira (PP), o deputado federal Paulo Fernandes (PT), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), o vice-prefeito, Marcelo Palmeira (PP), o presidente nacional da CBTU, Marco Fireman (PP), o presidente do CREA/AL, Fernando Dacal, além de representantes do setor produtivo de Maceió, sobretudo, da construção civil.
O propositor da homenagem, vereador Silvio Camelo, lembrou que a concessão do título foi aprovada por unanimidade pela Câmara e destacou a relação que Occhi mantém com Maceió já há muito tempo. “Apesar de ser um mineiro, Gilberto Occhi sempre demostrou paixão pela nossa cidade. Temos no agraciado um irmão, um parceiro que em todas as oportunidades, demonstra todo seu bem querer para com a nossa cidade. Foi assim ao comandar a Caixa Econômica Federal em Alagoas, como superintendente regional. Foi assim como ministro das Cidades e tem sido assim como ministro da Integração Nacional. O título nada mais é do que o reconhecimento por esse trabalho, por esse emprenho”, destacou.
Antes da entrega do título, a Câmara prestou também homenagem à esposa de Gilberto Occhi, a senhora Cristina Piedade, lhe entregando um buquê de flores.
Para o agraciado, o momento é de felicidade. Em seu discurso, ele se disse orgulhoso em poder afirmar, a partir de agora, que é também um cidadão maceioense. “A minha alegria maior é receber este título, um dia antes da data de aniversário de Maceió, justamente no momento em que o município completa 200 anos. É muita honra”, ressaltou.
Já para o senador Benedito de Lira, Gilberto Occhi deve ser destacado pelo profissionalismo com o qual exerce todas as funções que lhe são atribuídas. “Ele é ministro da Integração Nacional por indicação do nosso partido. E não poderia ter sido uma escolha melhor. Occhi é um técnico com sensibilidade política. Isto é muito importante porque nos dá a certeza e tranquilidade nas ações e decisões que se fazem necessárias”, afirmou.
Para o presidente da Câmara, ao promover políticas de desenvolvimento para Alagoas e Maceió, o homenageado tem nas suas ações, resultados sociais importantes. “Ao aprovar projetos e destinar recursos, por exemplo, para a construção civil, Occhi, enquanto superintendente da Caixa e exercendo outros cargos também, promovia a geração de emprego e renda para centenas de maceioenses. Estou muito feliz em presidir esta sessão solene, que reconhece o trabalho realizado por ele”, destacou o presidente Kelmann.