Categorias: Maceió

Cristãos católicos celebram dogma de Imaculada Conceição

Alagoas24horas

Alagoas24horas

Os cristãos católicos celebraram nesta terça-feira, 8, o dogma da Imaculada Conceição de Maria. O dia foi de festejos, inclusive, para os fiéis adeptos das religiões de matriz africana que cultuam também hoje, o dia de Iemanjá.

“Todos os anos, faça chuva ou faça sol, venho caminhar com Nossa Senhora, pois é ela que me dá a luz que me alumia e nos ajuda a enfrentar essa crise”, destacou a fiel Solange Santos.

Em Maceió e no interior dezenas de devotos percorreram as ruas em louvo e graça a Imaculada. Na capital houve procissão nos bairros do Clima Bom e Jacintinho.

A Imaculada Conceição é um dogma da Igreja católica, definido pelo papa Pio IX, na qual se afirma que a Virgem Maria foi preservada imune de toda mancha de pecado original por singular graça e privilégio de Deus onipotente.

Este é o primeiro dogma definido por um papa, cuja intervenção pôs fim a um longo período de controvérsias, surgidas em torno da dificuldade de conciliar o dado da presença do pecado original em todos os descendentes de Adão com o dado da isenção da mãe de Jesus de toda culpa.

No sincretismo religioso, Nossa Senhora da Conceição é conhecida também como Oxum, orixá que representa a “rainha das águas doces”.