O prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) informou, na manhã desta quinta-feira (10), durante inauguração do novo terminal de ônibus no Village Campestre, que o processo de licitação do transporte coletivo já foi homologado e será assinado ainda no dia 22 deste mês. Nenhum novo atraso ou decisão judicial poderá atrapalhar o processo.
De acordo com o prefeito, a preocupação do município é que as quatro empresas que foram escolhidas no certame já possam iniciar suas atividade ainda em janeiro de 2016. “Tá tudo tranquilo agora. A gente vai assinar até o final desse mês e em 2016 já iniciamos com melhorias nos sistemas de transporte que contarão com os terminais administrados pelas empresas”, informa Palmeira.
Inicialmente seis empresas concorriam ao edital, mas após diversas intervenções judiciais ocorridas em setembro deste ano, o processo seletivo foi adiado e sua aplicação continuamente questionada.
A licitação promove uma reorganização de rotas urbanas ofertadas para as empresas e, em contraponto, cobra manutenção das frotas e ampliação dos serviços nos bairros mais carentes da cidade. Em Maceió, 350 mil pessoas utilizam diariamente o serviço de ônibus.
Para acompanhar esse investimento em transporte público, a Prefeitura de Maceió utilizará também o sistema de “integração temporal”, que contempla a circulação de passageiros em duas linhas diferentes de ônibus, sempre utilizando o cartão Bem Legal. “Com isso 150 ônibus já começam a rodar no primeiro semestre do próximo ano, e até janeiro de 2016, vamos entregar outros seis terminais”, informa Palmeira.