Passados cinco oficinas técnicas/temáticas e duas audiências públicas, a 3ª Audiência Pública para Revisão do Plano Diretor, neste sábado (12), começou com uma boa notícia: atendendo reivindicações dos envolvidos no processo, a Prefeitura conseguiu uma liminar para estender a revisão até os primeiros meses de 2016, de modo que ainda serão realizadas mais consultas públicas para a conclusão do Plano Diretor, documento que vai nortear o desenvolvimento da capital nos próximos 10 anos. A 3ª audiência está sendo realizada no auditório do Senai, no Poço, e conta com participação de vários segmentos da sociedade civil organizada.
Nesta etapa, estão sendo processadas aproximadamente 400 contribuições resultados dos encontros anteriores para a construção do Caderno Técnico Preliminar, com o foco no Macrozoneamento e Zoneamento Urbanos alinhados, além de projetos de estruturação urbana, que visa uma cidade mais composta e menos desigual.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento de Maceió, o arquiteto Messias Costa, a revisão segue amadurecendo para o desenvolvimento mais orientado, justo e equilibrado da cidade. “Felizmente conseguimos um parecer da justiça para estender a discussão, o que é muito bom. O processo está ganhando, cada vez mais, musculatura e certamente ao final teremos um Plano que vai contemplar a população, segundo suas reais necessidades”, disse.
“Estamos muito contentes com a participação popular, tendo em vista que os encontros, conforme orientação do Conselho Municipal do Plano Diretor, estão acontecendo aos sábado. Sabemos da dificuldade, como é o caso dessa época festiva de final de ano, mas a participação é necessária para ao conseguirmos um Plano pensado também pela e para a população”, completou o gestor.
Para Ana Lúcia Menezes, representante da sociedade civil, por meio do Cetro de Educação Ambiental São Bartolomeu , estender o processo é fundamental para a consolidação das propostas. “Tenho participado de todas as discussões, mas essa é uma construção que precisa de tempo. Hoje tivemos uma feliz surpresa ao saber que o processo será finalizado nos primeiros meses de 2016. Ganhamos mais oxigênio, mais tempo para discutir a revisão do Plano, é fundamental que a população participe e se conscientize da importância dessa ferramenta”, frisou.
O processo de revisão do Plano Diretor é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla).