Deputados, senador e até ministros são alvos.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (15) mais uma etapa da Operação Lava Jato, batizada de Catalinárias. Pelos menos 53 mandados de busca e apreensão foram expedidos e são cumpridos pelos agentes no Distrito Federal e em outros sete estados. Destes, dois são cumpridos em Alagoas: na sede do PMDB e em um edifício na Ponta Verde.
Alagoas
Desde as primeiras horas da manhã, agentes da Polícia Federal estão na sede do PMDB de Alagoas, no bairro de Mangabeiras recolhendo documentos e computadores que possam conter informações necessárias à conclusão de mais esta etapa da Lava Jato.
Não há mandados de prisão a serem cumpridos. A busca e apreensão tem a finalidade de recolher documentos ou provas que possam ser destruídos no caso de os suspeitos se tornarem alvo das investigações.
Eduardo Cunha
A maior movimentação acontece na casa do presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília. Também são cumpridos mandados no escritório do peemdebista e na Diretoria Geral da Câmara dos Deputados.
Catilinárias
A Polícia Federal batizou a operação de Catilinárias, que são discursos célebres do cônsul romano Cícero contra o senador Catilina, que planejava tomar o poder e derrubar o governo republicano. Veja abaixo um dos trechos mais famosos do discurso:
Até quando, Catilina, abusarás
da nossa paciência?
Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós?
A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?
Veja abaixo o nome de quem foi alvo da operação desta terça:
Aníbal Gomes (PMDB-CE), deputado federal
Áureo Lídio (SD-RJ), deputado federal
Celso Pansera (PMDB-RJ), ministro de Ciência e Tecnologia
Denise Santos, chefe de gabinete do presidente da Câmara
Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados
Eduardo da Fonte (PP-PE), deputado federal
Edison Lobão (PMDB-MA), senador e ex-ministro de Minas e Energia
Fábio Ferreira Cleto, ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, indicado por Eduardo Cunha para o cargo
Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), senador
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ministro do Turismo
Nelson Bornier (PMDB-RJ), prefeito de Nova Iguaçu e ex-deputado
Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro indicado pelo PMDB para o cargo