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Instituto Fecomércio: 75% dos consumidores presentearão no Natal

Neste final de ano, 75% dos maceioenses pretendem presentear no Natal. O dado é da pesquisa desenvolvida pelo Instituto Fecomércio AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento  (Instituto Fecomércio – IFEPD), que durante os dias 7 e 9 de dezembro realizou o levantamento  em vários pontos da capital. A pesquisa também demonstra como os consumidores utilizarão o 13º salário.

Dentre os entrevistados que afirmaram que irão fazer compras natalinas, 26,29% presentearão os filhos, 25,29% darão mimos aos cônjuges, 12,95% para amigos e 19,73% para outros. E há um percentual que irá se autopresentear: 15,73%. Já 25% dos pesquisados disseram que não presentearão no Natal.

Assim como nos anos anteriores, o vestuário lidera a lista de itens mais procurado pelos  consumidores, com 39,47% da preferência. Em seguida vêm os calçados (14,76%),  perfumes/cosméticos (13,10%), brinquedos (7,30%), livros (7,29 %), joias/bijuterias (5,50%),  óculos/relógio (2,48%), cesta natalina (2,30%), cinto/bolsa (2,15%), eletrônicos (1,80%), artigos  de decoração (1,20%), notebook (0,50%), eletrodomésticos (0,16%) e outros (2%).

 Em relação aos valores que serão gastos nas compras, a maioria dos entrevistados pretende desembolsar acima de R$ 400 (36%). A faixa compreendida entre R$ 151 e R$ 200 será a opção para 15%, enquanto 10% gastarão entre R$ 251 a R$ 300 e 8,8% entre R$ 301 a R$ 400. A variação de preço entre R$ 50 e R$ 150 responderão, juntos, por 22% dos entrevistados. O orçamento de 8,3 % será entre R$ 201 e R$ 250.

Seguindo a tendência do ano passado, o preço (30%) lidera os motivos que levam o consumidor a escolher o local da compra, seguido pela variedade (24,8%), pela qualidade dos  produtos (9,3%) e pelas promoções (6,3%). O atendimento também influencia: 0,8% disseram  escolher devido à recepção dos vendedores e 0,5% por conta da vitrine. Pouco mais de 12% dos consumidores saem de casa sabendo onde irão comprar.

Os shoppings lideram a preferência dos entrevistados na hora das compras: 54,8%. Em  segundo lugar aparece o Centro de Maceió com 36%. A pesquisa da Fecomércio demonstra ainda que houve crescimento nas compras online. No ano passado, a internet foi a opção escolhida por 2% dos entrevistados e, em 2015, o percentual quase dobrou, alcançando 3,8%.

Os supermercados (2,8%) e as lojas de rua/bairro/galeria (0,3%) também serão procurados. O pagamento à vista em dinheiro será a forma escolhida pela maioria dos pesquisados (46,5%). O cartão de crédito também será utilizado, seja via parcelamento (37,8%) ou no rotativo (5%). E para 10,8%, o pagamento será à vista em cartão de débito.

Décimo terceiro

De acordo com o levantamento do Instituto Fecomércio, 63% dos consumidores  receberão o pagamento do 13º salário, ao contrário de 37%. Quando questionados sobre o que pretendem fazer com o dinheiro a mais, 29% afirmaram que pagarão contas em atraso, 23,8% irão poupar, 22,3% usarão nas compras natalinas e 9,8% reservarão para quitar despesas de início de ano, como IPTU e matrícula escolar. Para 2,5% dos entrevistados, o décimo será investido na reforma residencial. O mesmo percentual de consumidores irá utilizá-lo para bancar viagem/férias.

A pesquisa completa está disponível no endereço www.fecomercio-al.com.br/ifepd