Categorias: Futebol

Chelsea sofre com a própria torcida, mas vence vice-lanterna

José Mourinho não estava mais no banco de reservas do Chelsea, mas, no primeiro jogo desde sua demissão, foi seu nome o mais ouvido nas arquibancadas de Stamford Bridge. Criticados pela própria torcida, porém, os jogadores não decepcionaram e passaram fácil pelo Sunderland neste sábado.

A vitória por 3 a 1 veio diante de um adversário que pareceu sob encomenda para amenizar a crise. Penúltimo colocado do Campeonato Inglês, o Sunderland não ofereceu qualquer resistência ao Chelsea, que garantiu o triunfo com gols de Branislav Ivanovic, Pedro e Oscar – Fabio Borini descontou.

O novo treinador da equipe, o holandês Guus Hiddink, assistiu tudo das tribunas. O técnico, que assumirá o time até o final da temporada esteve ao lado de outro ídolo dos Blues, o atacante Didier Drogba – hoje na Major League Soccer, nos Estados Unidos -, e do dono do clube, Roman Abramovich.

Antes de a bola rolar, o clima já era diferente. Não foram poucos os cartazes em apoio a Mourinho, dispensado na última quinta-feira, e criticando os jogadores, apontados como principais responsáveis pela demissão. Os maiores alvos foram Diego Costa, Cesc Fábregas e Eden Hazard, chamados de ‘Judas’.

Em comum, o trio teve problemas de relacionamento com Mourinho; e também o fato de nenhum dos três terem tido grande atuação neste sábado, no primeiro jogo sem o suposto desafeto. É verdade, porém, que nem foi preciso que todos os jogadores do Chelsea dessem seu máximo para a vitória…

O placar foi aberto antes dos cinco minutos, com Ivanovic cabeceando firme, após cobrança de escanteio de Willian. Aos 12, foi o sérvio também o responsável por iniciar a jogada do segundo gol, cruzando da direita a bola que encontrou Pedro dentro da área e morreu nas redes de Pantilimon.

Com 25 minutos de partida, não seria injustiça se o placar já mostrasse 4 a 0 para os anfitriões, com os brasileiros Willian e Oscar perdendo ótimas chances – o primeiro recebeu com liberdade, mas teve o chute desviado; o segundo abriu espaço na defesa do Sunderland, mas acabou parando no goleiro.

No segundo tempo, no entanto, a dupla brasileira foi fundamental para aumentar a vantagem. Logo aos quatro minutos, Willian foi derrubado por Pantilimon dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Oscar colocou a bola para morrer no canto esquerdo do goleiro, que foi para o outro lado.

Três minutos depois de sofrer o terceiro, o Sunderland tentou esboçar uma reação. Após a cobrança de uma falta duvidosa, Kaboul cabeceou firme, Courtouis não conseguiu defender, e Borini, com a meta aberta, mandou para o gol. Depois disso, os visitantes até cresceram, mas não conseguiram marcar.

Com o resultado, o Chelsea chega aos 18 pontos, mas não melhora tanto sua situação na tabela, ganhando apenas uma posição e seguindo perto da zona de rebaixamento, no 15º lugar. O Sunderland, por sua vez, segue com campanha melhor apenas à do lanterna Aston Villa, com somente 12 pontos.

Na próxima rodada, a 18ª do Campeonato Inglês e penúltima de 2015, no chamado “Boxing Day” – após o Natal, no dia 26/12 -, o Chelsea joga novamente em casa, contra o Watford; enquanto o Sunderland tem novo compromisso longe de seus domínios contra o Manchester City – que briga pela liderança.

Veja outros resultados do Campeonato Inglês:

West Bromwich 1 x 2 Bournemouth
Stoke City 1 x 2 Crystal Palace
Everton 2 x 3 Leicester City
Man. United 1 x 2 Norwich
Southampton 0 x 2 Tottenham