O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou, na tarde desta segunda-feira, 21, o resultados das análises realizadas nas duas amostras colhidas no mar de Jatiúca após o aparecimento de uma extensa mancha escura na sexta-feira, 18.
De acordo com o relatório emitido pelo órgão ambiental, o resultado aponta uma intensa contaminação por coliformes fecais (termotolerantes), nos dois pontos verificados. Nos dois locais, os técnicos identificaram mais de 1,6 milhão de Coliformes fecais em cada 10mL.
Ainda conforme o relatório de balneabilidade, as áreas não atendem aos critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) no que tange a categoria própria para banho de mar. Para um ponto ser liberado aos banhistas, ele não deve exceder um limite de 1.000 NMP (Número Mais Provável) de Coliformes Fecais (Termotolerantes) por 100 mL da amostra de água.
Após o resultado, o relatório foi enviado à Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) de Maceió, órgão responsável pela fiscalização das ligações clandestinas nas galerias de águas pluviais.
Leia também: IMA investiga aparecimento de mancha escura no mar de Jatiúca.