Categorias: Economia

Fomento da Desenvolve garante regularidade ambiental à cooperativa

Produção de biogás potencializará fecularia, em Arapiraca; na imagem abaixo encontro com Pinaud, presidente da Desenvolve, que selou avanço do projeto (Foto Ascom)

A liberação de um recurso de R$ 850 mil pela Agência de Fomento de Alagoas para a Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro) garantirá a realização de um fato inédito não só em Alagoas, mas também no Brasil: a adequação à legislação ambiental da primeira fecularia, situada em Arapiraca.

A regularidade ambiental se dará através da aquisição de um biodigestor que dará à cooperativa o caráter de autossuficiência energeticamente, ou seja, passará a produzir a energia necessária para a produção da farinha de mandioca, deixando de utilizar lenha.

O biodigestor passará a atender a produção com vistas à preservação ambiental, demanda energética (com a produção de biogás) e biofertilizante com alta qualidade. De acordo com Eloísio Lopes Junior, presidente da cooperativa, o fomento e a nova aquisição vão possibilitar que a farinha produzida pelos cooperados tenha maiores possibilidades de comercialização e, portanto, maior lucratividade e retorno aos pequenos produtores.

De acordo com Antonio Pinaud, presidente da Desenvolve, isso representa todo um processo de gestão da economia verde que vem sendo articulado pela Agência. “Iniciaremos 2016 com projetos voltados para a construção de uma plataforma de economia verde e o agronegócio será tratado de forma transversal em todos esses investimentos”, pontuou.

Animado com as novas possibilidades que se abrem à cooperativa, Eloísio Lopes ressaltou que a medida terá um impacto fundamental tanto para os produtores familiares da mandioca, como para os consumidores alagoanos, que terão a oportunidade de adquirir e valorizar a produção local, melhorando a renda dos agricultores alagoanos.