Categorias: Mundo

Prefeita mexicana é assassinada um dia após assumir cargo

Wikimidia Commons

A prefeita de Temixco, Gisela Mota, prometera forte combate ao narcotráfico

Um dia após tomar posse, a prefeita de Temixco, cidade localizada na região central do México, foi assassinada na manhã de sábado (2) por homens armados. Gisela Mota Ocampo, de 33 anos, que havia sido eleita ao cargo pelo PRD (Partido da Revolução Democrática, de centro-esquerda), foi metralhada do lado de fora de sua casa. Outras dois corpos também foram encontrados perto do da prefeita, mas seguem sem ser identificados.

Mota havia prometido seguidas vezes, durante sua campanha à prefeitura, que fortaleceria o combate ao crime organizado e ao narcotráfico, muito presente na região. Portanto, a principal suspeita da polícia é de que o assassinato tenha sido cometido por traficantes.

Ainda ontem, agentes policiais realizaram uma operação que culminou com dois mortos e três presos, com os quais foram encontradas uma pistola 9 mm e duas submetralhadoras Uzi. Suas identidades seguem sem ser divulgadas.

O governador do estado de Morelos (onde se situa Temixco), Graco Ramírez, afirmou que o crime não passará impune: “Este é um desafio do crime organizado contra as instituições do Estado mexicano. Não podemos voltar à guerra de antes”.