Categorias: Meio Ambiente

Centro de Distribuição da GranBio vai mudar de local após interdição do IMA

Vytor Ferro/Cortesia

Estoque da GranBio volta a incendia em São Miguel dos Campos

Após o terceiro incêndio registrado no Centro de Distribuição da GranBio, na manhã desse domingo (03), a empresa, por meio de nota, informou que não vai mais estocar matéria-prima às margens da rodovia BR-101 Sul.

OCentro de Distribuição foi interditado pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA), e a empresa vai providenciar um novo local para o armazenamento de palha e bagaço de cana-de-açúcar, tão logo volte a colher o material, o que deve acontecer nas próximas semanas.

Ainda segundo a empresa, a interdição não suspende a retirada de matéria-prima do local e a palha continuará a abastecer a Bioflex, que segue em atividade.

Interdição

O estoque da GranBio foi interditado na manhã desta segunda-feira (04). De acordo com o IMA, o motivo foi a falta de medidas preventivas para evitar a queima do material e a empresa poderá ser autuada, nos próximos dias.

O terceiro incêndio no Centro de Distribuição aconteceu na manhã de ontem e atingiu mais de 90% de todo o estoque. Devido à dimensão do fogo, o IMA deve voltar ao local para verificar os danos causados à mata nativa.

O laudo produzido anteriormente aponta 12 medidas preventivas que deixaram de ser tomadas pela GranBio no sentido de evitar ou minimizar os impactos causados pelos incêndios na área de estoque de palhas de cana. A interdição está sendo realizada considerando que não foram cumpridas as recomendações do Instituto e devido à reincidência.

Três autuações já foram emitidas e juntas somam multas no valor de cerca de R$ 570 mil. As duas primeiras foram dadas porque a empresa deixou de adotar medidas de precaução ou contenção em caso de risco de dano ambiental; e pela emissão de poluentes na atmosfera. A terceira foi emitida porque o segundo incêndio consumiu um hectare de vegetação nativa existente próxima à área de estoque.

Incêndios

Este é o terceiro incêndio que atingiu o Centro de Distribuição da GranBio em dois meses. O primeiro aconteceu em novembro do ano passado. Na ocasião, de acordo com o IMA, a empresa informou que 15% do material teria sido queimado.

No dia 03 de dezembro a mesma área incendiou novamente e causou novos impactos ambientais, já que o fogo atingiu uma área de vegetação nativa. Após este incêndio, representantes da GranBio estiveram reunidos com o IMA, prestaram esclarecimentos e sinalizaram para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta, mas não apresentaram proposta.

Recentes