O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas irá desencadear uma verdadeira operação “pente fino” contra 18 prefeituras do Estado. O motivo: falta de transparência das gestões por meio do Portal da Transparência. O TCE investigará as contas e as motivações para a não publicação das informações referente as movimentações financeiras dos municípios, isso com base na Lei da Transparência que estabelece os prazos para que cada instância crie e mantenha um Portal da Transparência.
Leia também
TCE apresenta novo portal e reforça necessidade de transparência
De acordo com a assessoria do órgão, das 18 prefeituras, oito – algumas, inclusive, investigadas na justiça, por desvio do erário público, que teriam ainda resultado no afastamento dos gestores, a exemplo de Joaquim Gomes – ainda não criaram o portal. Além de Joaquim Gomes, estão na listagem as prefeituras de Barra de Santo Antônio, Belém, Flexeiras, Girau do Ponciano, Jaramataia, Joaquim Gomes, Piranhas e Roteiro.
Outras dez – que não tiveram os nomes divulgados – mesmo com o Portal da Transparência, segundo a assessoria do órgão, omitem informações. Ainda de acordo com a assessoria do TCE, o órgão irar começar a realizar o ‘pente fino’ nas contas das prefeituras após o carnaval.