Categorias: Maceió

Governo reforma unidades socioeducativas para acabar com superlotação

Izabelle Targino/Alagoas24horas

Novo módulo tem dez dormitórios com quatro camas 

A entrega do primeiro módulo da reforma e ampliação da Unidade de Internação Masculina, localizada no Tabuleiro do Martins, é um passo importante para acabar com a superlotação nas unidades. Atualmente o Estado dispõe de 170 vagas, mas acolhe 250 socioeducandos, que estão distribuídos em oito alojamentos, alguns deles funcionando de forma provisória em residências comuns.

Leia também: 

Joaquim Barbosa diz que menores são mantidos em ‘jaulas’

O novo módulo vai possibilitar a transferência de 40 menores, a partir de amanhã e, segundo o secretário de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, a ideia é desativar a unidade que funciona provisoriamente no prédio cedido pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), no Santos Dumont. No local citado foram registradas algumas fugas e tentativas, devido à fragilidade na estrutura.

As demais unidades serão submetidas a reformas e ampliação com prazo para conclusão em julho deste ano. Com as mudanças na estrutura, o Estado terá condições de disponibilizar outras 240 vagas. Assim, as demais unidades provisórias serão desativadas.

Para Aderico, o cumprimento dos prazos é uma das promessas assumidas pelo governador. “Aos poucos garantiremos o bom funcionamento das medidas socioeducativas. Queremos melhorar o atendimento aos jovens e adolescentes”, disse o secretário, acrescentando que haverá também a segunda etapa desse processo com a reestruturação de setores como recursos humanos e administrativo.

O governo investiu cerca de um milhão e meio na construção do novo módulo.