Categorias: Agenda

Iphan divulga abertura da Exposição de Carnaval; Confira!

Divulgação

Exposição

No tradicional período das prévias carnavalescas que animam a cidade de Maceió, a Casa do Patrimônio do Iphan estará recebendo o trabalho do fotógrafo Francisco Oiticica em seu espaço de exposições temporárias, em uma homenagem ao Bloco Filhinhos da Mamãe que há anos agrega um apaixonado grupo de foliões a festejar pelas ruas do bairro de Jaraguá. Nas palavras do autor:

“Esta exposição resulta de um projeto que tem como objetivo fazer da fotografia um objeto quase tão empolgante quanto o Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe, ao mesmo tempo em que pretende homenageá-lo. Com MIMO DE MOMO quero me referir ao primitivo gênero teatral grego de característica licenciosidade, assim como encenar a farra com a qual aquela entidade grega estava identificada. Para tanto, planejei me utilizar de um equipamento o mais sumário – a câmera de celular – provido de lentes grande-angular com o que registrei os rostos dos foliões em closes exagerados, levando a deformação provocada pelos excessos e pelas paixões de carnaval ao máximo grau de expressividade. Depois, trabalhei com aplicativos de edição ainda dentro do telefone para conferir às imagens o aspecto de deliciosa confusão. As 32 fotos que constituem esta mostra foram realizadas durante o baile das prévias carnavalescas de 2015, que acontece durante a concentração do Bloco no Museu Théo Brandão da UFAL, e que antecede o seu cortejo pelas ruas históricas do bairro portuário de Jaraguá, em Maceió, Alagoas. “Um porre de felicidade”, esta é a sensação que se tem quando no Filhinhos da Mamãe: a de uma pujante alegria, um saltitante frescor, a vida como uma lufada de confetes no rosto que refletisse os sorrisos, as maquiagens e fantasias daqueles foliões afoitos à nossa volta.” Francisco Oiticica.

 A abertura da exposição será realizada do dia 25 de janeiro, às 19 horas, na Casa do Patrimônio de Maceió, e contará com apresentação musical e venda de camisetas do Bloco. Durante a exposição as fotografias estarão a venda, com catálogo das obras e valores, e metade da arrecadação será destinada em favor do Bloco Filhinhos da Mamãe. Na noite do dia 29 de janeiro, após os desfiles das prévias carnavalescas no bairro de Jaraguá, o bloco concluirá seu percurso na Casa do Patrimônio, que passará a abrigar o restante da exposição, composta pelos estandartes e boneca símbolo do grupo.

 Sobre a Exposição:

Trinta e duas fotografias em cor, no tamanho 30X30cm cada, montadas sobre mdf, a propósito do carnaval de 2015 do Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe;

Quatro estandartes do Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe;

Uma boneca gigante, simbolizando a Mamãe do Bloco;

Um vídeo, “Yes, Mamãe”, de Pedro da Rocha, sobre o Bloco.

 Sobre o Artista:

Francisco Oiticica: Artista visual, Graduado em Pintura pela EBA-UFRJ, com Mestrado em História e Crítica da Arte pela EBA-UFRJ e Doutorado em Literatura, Cultura e Sociedade pelo PPGLL-UFAL.

 A Casa do Patrimônio de Maceió e as Exposições

A Casa do Patrimônio de Maceió é um projeto de fomento ao diálogo entre o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e a sociedade, e não se restringe às suas instalações físicas, visando, sim, interligar experiências e espaços que promovam práticas e atividades de valorização do patrimônio cultural. Esta interação em parte é promovida pela movimentação do espaço de exposição permanente, hoje ocupado pela Exposição A Invenção da Terra, que contém parte do acervo de esculturas da artista plástica e colecionadora Tânia de Maya Pedrosa, e também por meio do espaço de exposições temporárias. Desta forma, receber uma mostra que contempla uma das maiores manifestações culturais de nosso país é se conectar com as expressões de nosso povo e cooperar no reconhecimento e divulgação desta grande festa popular – o Carnaval.

SERVIÇO

Exposição Mimo de Momo – Filhinhos 2015, do artista visual Francisco Oiticica

Abertura: Segunda-feira, 25, às 19h

Local: Casa do Patrimônio do Iphan em Maceió

Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá, Maceió/AL

Visitação: Gratuita, de 26 de janeiro à 28 de fevereiro

Horário: Terça à Domingo, das 09h às 17h, inclusive feriados.