Ao todo, serão empregados quase 500 policiais militares para dar segurança aos foliões nos dois dias de evento na capital alagoana
A Polícia Militar irá empregar cerca de 500 policiais nas prévias carnavalescas em Maceió. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Marcos Sampaio, sobre o esquema de policiamento que será empregado no evento que ocorrerá na cidade no próximo fim de semana.
Em relação ao “Jaraguá Folia”, que será realizado nesta sexta-feira (29), a partir das 20 horas, com o desfile dos blocos carnavalescos, a PM irá empregar o efetivo nos policiamentos ostensivos a pé, motorizado e montado, já a partir das 19 horas.
A comandante do policiamento, que estará dividido em quatro setores, no espaço compreendido entre as praças Sinimbu e Dois Leões, será a tenente-coronel Rita de Cássia.
O patrulhamento motorizado, com o 1º BPM, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Operações Policiais Especiais e Batalhão de Radiopatrulha, fará ainda a cobertura nas ruas adjacentes ao local do evento, enquanto que as equipes do Regimento de Polícia Montada (RPMon) estarão patrulhando a região na faixa de areia, próxima ao evento. O efetivo total empregado será de 83 PMs, distribuídos no policiamento a pé e motorizado, além de 10 viaturas e nove semoventes (Cavalaria).
Já em relação às prévias carnavalescas que ocorrerão no bairro da Pajuçara, a partir das 8h30 do sábado (30), com o desfile dos tradicionais blocos “Pinto da Madrugada”, “Turma da Rolinha” e “Pecinhas de Maceió”, serão empregados 321 policiais militares do 1º BPM, Bope, BPRp, BPEsc e RPMon, distribuídos entre as modalidades de policiamento a pé, motorizado e montado, além de 22 viaturas, nove motocicletas e nove semoventes.
O policiamento estará dividido em dois turnos, das 8 às 14 horas e das 13 às 19 horas e serão coordenados, respectivamente, pelo majores Lima Neto e Duarte Gaia. A área coberta estará dividida em cinco setores, compreendidos entre o antigo Beer do Clube de Regatas Brasil (CRB) e o Alagoinhas.
De acordo com o comandante do CPC, coronel Marcos Sampaio, todo o planejamento foi realizado com o objetivo de garantir que maceioenses e visitantes possam aproveitar as prévias carnavalescas com tranquilidade e segurança, sem causar transtorno ao policiamento existente na capital alagoana.
“Estaremos com o nosso efetivo reforçado e pronto para garantir uma festa de paz. Para isso, contaremos ainda com o apoio de outros órgãos, como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e organização dos eventos, todos voltados, em suas competências, para garantir que as prévias ocorram dentro da normalidade”, informou.