Fiscalizações ocorreram em 255 unidades consumidoras; oito incidentes foram registrados na rede.
Em 2015, 255 unidades consumidoras, entre condomínios, estabelecimentos comerciais, postos automotivos e indústrias, foram fiscalizadas na grande Maceió. Os técnicos da Agência Reguladora também acompanharam a implantação de obras e a construção de cerca de 12.500 metros de gasodutos e 60 procedimentos de manutenção em estações da concessionária Gás de Alagoas S.A (Algás).
Também faz parte das atividades desenvolvidas pela Arsal, ações educativas e o monitoramento mensal de 60 indicadores de desempenho, entre eles, tempo de atendimento para solução de emergências por parte da Algás; índice de vazamento no sistema de distribuição e prazos de atendimento às solicitações dos usuários.
Segundo o relatório, no decorrer do ano ocorreram oito incidentes na rede de distribuição, todos ocasionados por obras de terceiros. Durante o acompanhamento desses incidentes, a Agência checou pontos como: danos causados, tempo do reparo, quantidade de vazamento de gás, número de usuários afetados, sinalização adequada da localização dos gasodutos e medidas de segurança adotadas pela Algás.
Já durante a Pesquisa Anual de Vazamento, 96 pontos foram fiscalizados: três City Gates (pontos de entrega do gás pela Petrobras); 12 Estações de Regulagem de Pressão (ERP); 29 postos automotivos; uma base de compressão; 15 estabelecimentos comerciais e 20 unidades residenciais (condomínios) em todos os municípios atendidos pela rede de distribuição.
Na ocasião, foram detectados 11 vazamentos em sete localidades, todos de baixa gravidade e solucionados pela Algás no prazo estabelecido pela Arsal.
Constatações
Nas análises laboratoriais, também realizadas diariamente nas amostras de gás natural coletadas, a Arsal detectou problemas no nível de odorante do gás (abaixo do padrão mínimo estabelecido pela Arsal) em 19 dias. “Constatamos a necessidade de melhoria na odorização e observamos ainda a existência de erros no procedimento de leitura e faturamento, corte indevido do fornecimento e incorreção em alguns dados e documentos encaminhados à Arsal”, explicou Clara Alves, gerente de Gás Natural.
Em Alagoas existem 8.751 unidades consumidoras de gás natural canalizado, sendo 28 indústrias, 31 postos automotivos, 542 estabelecimentos comerciais e 8.150 unidades residenciais (condomínios). A Algás opera 395,31 km de rede de distribuição e comercializa aproximadamente 600 mil m³ por dia de gás natural em oito municípios.
“Além de zelar pela qualidade e segurança da distribuição do gás natural, cabe à Arsal ainda estimular a expansão e modernização do serviço, buscando a melhoria dos padrões de qualidade”, frisou Clara Alves, ao destacar a importância das atividades regulatórias na área.
“Em pouco mais de uma década, o número de usuários do gás natural em Alagoas atendidos pela Algás passou de cerca de 500 para mais de oito mil e a demanda só cresce, aumentando a responsabilidade da Arsal, que está constantemente aperfeiçoando suas ações em busca da excelência na regulação desse segmento. Para isso, são realizadas diariamente operações preventivas e educativas, fiscalizações e análises laboratoriais em amostras de gás coletadas em vários pontos para assegurar a conformidade do produto comercializado”, destacou Marcus Vasconcelos, presidente da Agência Reguladora.
Por meio de sua Ouvidoria, a Arsal disponibiliza para os usuários de gás natural canalizado três opções para solicitação de informações e registro de críticas, denúncias ou sugestões: o número de discagem gratuita (0800 284-0429), a página eletrônica (www.arsal.al.gov.br) ou pessoalmente, na sede da Agência (Rua Cincinato Pinto, 226, Centro de Maceió).