Categorias: Economia

Arsal apresenta números das ações realizadas em 2015 na área de Gás Natural

Fiscalizações ocorreram em 255 unidades consumidoras; oito incidentes foram registrados na rede.

O resultado de todas as atividades desenvolvidas no ano passado com o intuito de zelar pela eficiência técnica e segurança da distribuição de gás natural canalizado em Maceió, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Pilar, Marechal Deodoro, Atalaia, Satuba e Penedo, pode ser conferido no relatório da Gerência de Gás Natural da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), na página eletrônica www.arsal.al.gov.br.

Em 2015, 255 unidades consumidoras, entre condomínios, estabelecimentos comerciais, postos automotivos e indústrias, foram fiscalizadas na grande Maceió. Os técnicos da Agência Reguladora também acompanharam a implantação de obras e a construção de cerca de 12.500 metros de gasodutos e 60 procedimentos de manutenção em estações da concessionária Gás de Alagoas S.A (Algás).

Também faz parte das atividades desenvolvidas pela Arsal, ações educativas e o monitoramento mensal de 60 indicadores de desempenho, entre eles, tempo de atendimento para solução de emergências por parte da Algás; índice de vazamento no sistema de distribuição e prazos de atendimento às solicitações dos usuários.

Segundo o relatório, no decorrer do ano ocorreram oito incidentes na rede de distribuição, todos ocasionados por obras de terceiros. Durante o acompanhamento desses incidentes, a Agência checou pontos como: danos causados, tempo do reparo, quantidade de vazamento de gás, número de usuários afetados, sinalização adequada da localização dos gasodutos e medidas de segurança adotadas pela Algás.

Já durante a Pesquisa Anual de Vazamento, 96 pontos foram fiscalizados: três City Gates (pontos de entrega do gás pela Petrobras); 12 Estações de Regulagem de Pressão (ERP); 29 postos automotivos; uma base de compressão; 15 estabelecimentos comerciais e 20 unidades residenciais (condomínios) em todos os municípios atendidos pela rede de distribuição.

Na ocasião, foram detectados 11 vazamentos em sete localidades, todos de baixa gravidade e solucionados pela Algás no prazo estabelecido pela Arsal.

Asrsal

Asrsal

Constatações
Nas análises laboratoriais, também realizadas diariamente nas amostras de gás natural coletadas, a Arsal detectou problemas no nível de odorante do gás (abaixo do padrão mínimo estabelecido pela Arsal) em 19 dias. “Constatamos a necessidade de melhoria na odorização e observamos ainda a existência de erros no procedimento de leitura e faturamento, corte indevido do fornecimento e incorreção em alguns dados e documentos encaminhados à Arsal”, explicou Clara Alves, gerente de Gás Natural.

Em Alagoas existem 8.751 unidades consumidoras de gás natural canalizado, sendo 28 indústrias, 31 postos automotivos, 542 estabelecimentos comerciais e 8.150 unidades residenciais (condomínios). A Algás opera 395,31 km de rede de distribuição e comercializa aproximadamente 600 mil m³ por dia de gás natural em oito municípios.

“Além de zelar pela qualidade e segurança da distribuição do gás natural, cabe à Arsal ainda estimular a expansão e modernização do serviço, buscando a melhoria dos padrões de qualidade”, frisou Clara Alves, ao destacar a importância das atividades regulatórias na área.

Asrsal

Asrsal

“Em pouco mais de uma década, o número de usuários do gás natural em Alagoas atendidos pela Algás passou de cerca de 500 para mais de oito mil e a demanda só cresce, aumentando a responsabilidade da Arsal, que está constantemente aperfeiçoando suas ações em busca da excelência na regulação desse segmento. Para isso, são realizadas diariamente operações preventivas e educativas, fiscalizações e análises laboratoriais em amostras de gás coletadas em vários pontos para assegurar a conformidade do produto comercializado”, destacou Marcus Vasconcelos, presidente da Agência Reguladora.

Por meio de sua Ouvidoria, a Arsal disponibiliza para os usuários de gás natural canalizado três opções para solicitação de informações e registro de críticas, denúncias ou sugestões: o número de discagem gratuita (0800 284-0429), a página eletrônica (www.arsal.al.gov.br) ou pessoalmente, na sede da Agência (Rua Cincinato Pinto, 226, Centro de Maceió).