O jovem que caiu de um carro alegórico da X-9 Paulistana recebeu alta e deixou a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em uma cadeira de rodas e vestindo um colete para tratamento de fratura na coluna vertebral na noite deste domingo (7). O estudante Renato Henrique Teixeira, de 21 anos, afirmou ao G1 nesta segunda-feira (8) que a estrutura da alegoria não tinha condições para aguentar todos os 22 destaques.
Na manhã de domingo (7), momentos antes do desfile da escola de samba no Anhembi, em São Paulo, Renato, que estava como destaque, caiu. Em seguida, uma mulher que estava na mesma alegoria pediu para descer do carro porque não estava se sentindo bem. O presidente da X-9, Edson André dos Santos Filho, negou que o carro teria problema estrutural. “A pessoa com certeza passou mal em cima do carro”, disse.
A versão do rapaz, que realiza apresentações de circo e contorção, é diferente. “Fomos convidados a desfilar justamente por estarmos acostumados com performances em estruturas altas”, afirmou. “Nos foi mostrado no barracão que haveria cintos de segurança e apoio para os pés. Quando chegamos no desfile, dois cintos estavam tampados por uma decoração. Nos garantiram que essa estrutura estava apta e testada para nos aguentar”.
De acordo com Renato, todos os membros do elenco sofreram quando a estrutura da alegoria desabou para frente, mas ao invés de cair no piso superior, como os outros, ele despencou direto para o chão do carro.
O jovem, que ainda sente muitas dores e afirma estar com a locomoção reduzida, disse que pretende buscar auxílio jurídico junto aos integrantes da escola que foram expostos ao risco de cair. “Vamos buscar a orientação para lidar com a irresponsabilidade da escola e arcar com os custos do meu tratamento”, disse.
X-9
O G1 também enviou e-mail e telefonou para o número da assessoria de imprensa da X-9 para comentar a queda, mas não teve retorno. Quando ocorreu o acidente com o carro da X-9, socorristas fizeram o atendimento aos integrantes. Uma mulher que estava na mesma alegoria pediu para descer do carro porque não estava se sentindo bem.
A X-9 teve problemas com outros dois carros no desfile. O carro da comissão de frente, que representava uma oca, seguiu fora do prumo logo após entrar na avenida, indo parar nas grades. Outra alegoria teve problemas e provocou buracos entre as alas.