Titularidade da nova área do aeroporto já foi providenciada. Sítio escolhido anteriormente não se enquadrava ao padrão atual exigido
O aeroporto de Maragogi terá nova área para sua construção. Conforme informado recentemente pela Secretaria de Aviação Civil, o primeiro sítio escolhido, que consta no projeto inicial do aeroporto, encontrava-se em desconformidade com o modelo que atualmente é exigido pelo órgão, precisando, dessa forma, ser modificado.
Por essa razão, a SAC elaborou um novo estudo de seleção de sítios, no qual a área definida previamente foi otimizada, sofrendo, assim, alterações devido a uma série de fatores como topografia, impactos ambientais e curva de ruídos, o que resultou em um novo espaço que ora dispõe de todos os pré-requisitos determinados pela SAC.
Em solenidade no início de fevereiro, o Governador Renan Filho, anunciou que representantes da Secretaria de Aviação vêm ao Estado para analisar os projetos dos aeroportos de Arapiraca e Maragogi. “A Secretaria de Aviação está vindo a Alagoas para observar, no plano de expansão de aeroportos, dois em Alagoas: o aeroporto de Arapiraca e o de Maragogi, que foi escolhido como o primeiro aeroporto regional a ser construído no Brasil pelo potencial turístico da cidade. A cada ano Maragogi se revela um destino mais forte e é com satisfação que observamos que o governo federal também dá essa importância à cidade”, explica.
A Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pelas tratativas, está providenciando o pedido de cessão da área e a eventual emissão da titularidade do local escolhido junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que detém 90% da área definida pela SAC.
Para o Prefeito Henrique Madeira, o empreendimento representará crescimento e avanço do município “Este aeroporto é essencial para o maior desenvolvimento econômico e turístico de Maragogi e de toda a região. Iremos trabalhar incansavelmente, para que as instalações sejam no nível que a cidade e nossos visitantes merecem”, afirmou.