Em cumprimento às diretrizes da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), os agentes penitenciários desencadearam, na manhã desta quarta-feira (17), mais uma importante operação para manutenção da ordem e disciplina no sistema prisional.
Após receber informações do Disque Denúncia 181, o Serviço de Inteligência do Presídio Baldomero Cavalcanti, numa ação integrada com o Grupo de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), descobriu um buraco no módulo 4, raio 1, cela 12, e abortaram um possível plano de fuga dos custodiados da unidade.
Após a descoberta do buraco, foi realizada a contagem dos custodiados e ficou constatado que não houve fuga. Uma sindicância foi aberta pela Seris para descobrir quais apenados participaram da escavação do buraco para, posteriormente, aplicar as sanções administrativas aos responsáveis, conforme prevê a lei.
O serviço de engenharia do Sistema Prisional também foi acionado para verificar os danos causados ao patrimônio e sanar o problema. O raio 1 do módulo 4 foi temporariamente interditado.
A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social vem adotando medidas estratégicas e investindo cada vez mais na qualificação e, consequentemente, valorização dos servidores penitenciários.
A proposta é melhorar as condições de trabalho daqueles que assumiram a missão de reintegrar socialmente os custodiados que cumprem pena nas unidades alagoanas, bem como seguir as determinações do Poder Judiciário.