Os vereadores de Maceió aprovaram na tarde desta quarta-feira (17), em segunda votação, por unanimidade, seis projetos de lei que seguem agora para sanção do Executivo. Entre as iniciativas, está a proposta do presidente da Casa, vereador Kelmann Vieira (PMDB), que cria o Sistema de Reuso de Água de Chuva no município, para utilização não potável em condomínios, clubes, conjuntos habitacionais, imóveis residenciais, industriais e comerciais, além de entidades e órgãos públicos.
Segundo o parlamentar, diante da escassez cada vez maior do produto, é de fundamental importânciacriar alternativas que reforcem e garantam o abastecimento. “A ideia é fazer com que nesses locais específicos, a água para diversos tipos de utilização não potável, não seja a fornecida pela Companhia de Abastecimento, que é tratada e tem um custo alto para isso. Queremos que ao aguar plantas, lavar banheiros, carros ou calçadas, por exemplo, seja utilizada a água da chuva que será devidamente armazenada”, esclareceu. “É uma proposta de conscientização ambiental também”, completou.
Outro projeto aprovado tem como autora a vereadora Fátima Santiago (PP) e dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de extintores com gás carbônico nas instituições de ensino público e privada do município de Maceió. “É uma medida básica de segurança, que infelizmente, nem todas as escolas e colégios adotam. Por isso, decidimos formular o projeto de lei para que seja uma obrigação legal”, disse ela.
Já de autoria do vereador Silvio Camelo (PV), foi aprovada a denominação de José Magalhães Bezerra à rua em Projeto “X”, localizada no Loteamento Residencial Reserva Bella vista, no bairro de Antares, parte alta da Capital.
REQUERIMENTOS – Os parlamentares municipais aprovaram ainda outros projetos de lei em primeira discussão, como a proposta da vereadora Heloísa Helena (Rede) que considera de utilidade pública municipal a Associação Acolhimento Mães das Graças, além de diversos requerimentos e indicações, solicitando melhorias na infraestrutura dos bairros, e Moções de Aplauso e Pesar. Os projetos aprovados em primeira discussão voltam à Ordem do Dia da sessão ordinária desta quinta-feira.