Categorias: Futebol

PM divulga estratégia de segurança para clássico entre CSA e CRB

Decisão judicial proíbe torcidas organizadas de usarem símbolos e gestos no jogo.

(Foto: João Urtiga / Alagoas 24 Horas)

(Foto: rJoão Urtiga / Alagoas 24 Horas)

Depois de uma decisão judicial que proíbe a presença de torcidas organizadas na partida entre CSA e CRB, no próximo domingo (21), no Estádio Rei Pelé, a Polícia Militar (PM) divulgou, na manhã desta quinta-feira (18), em sua sede no Centro, a estratégia de segurança para a partida que marca o principal clássico de Alagoas em 2016.

A decisão da Justiça foi debatida na tarde da última quarta-feira (17) entre membros do poder Judiciário, Polícia Civil (PC) e PM. O documento enviado para a polícia exige o cumprimento do Estatuto do Torcedor, aprovado ainda em 2013 e prevê uma série de normas de conduta por parte dos torcedores.

De acordo com o tenente-coronel Jackson, o “Clássico das Multidões” terá uma série de restrições quanto ao uso de símbolos e gestos que lembrem as duas principais torcidas organizadas de Maceió: Macha Azul (CSA) e Comando Alvirrubro (CRB). A proibição se deu por conta do descumprimento de um acordo firmado no ano passado em que previa que as torcidas dos dois times fizessem o cadastro dos seus torcedores.

(Foto: João Urtiga / Alagoas 24 Horas)

(Foto: João Urtiga / Alagoas 24 Horas)

Para o jogo – que terá o CSA com o mando de campo – as torcidas serão separadas por setores, sendo os fãs do time azulino com direito a usar 70% do estádio e os do time regatiano apenas 30%. “A PM Fará o patrulhamento nas vias transversais, o quarteirão ficará completamente isolado às 13h e não será permitido o acesso de nenhum objeto cortante ou que possa ser utilizado como arma dentro do estádio”, salienta o tenente-coronel.

Como medida de segurança, a torcida do time derrotado será conduzida primeiro para fora do estádio, mas, caso haja um empate entre as duas equipes, a torcida do CRB (por estar em menor número) saíra primeiro.

(Foto: João Urtiga / Alagoas 24 Horas)

(Foto: João Urtiga / Alagoas 24 Horas)

Para flagrar as possíveis infrações, a PM contará com 300 militares e 40 novas câmeras de segurança que estão instaladas em todo o Rei Pelé. Ainda de acordo com a PM, para evitar transtornos durante a entrada para o jogo, os portões serão abertos às 14h e fecharam às 15h45 ou quando o estádio estiver cheio. “O fechamento pode ser antecipado caso algum militar em campo note uma superlotação, o que normalmente acontece durante um clássico”, avisa o tenente-coronel.

Toda criança e adolescente que for acompanhar o jogo terá que está portando um documento de identidade além de estar acompanhada de um adulto. A determinação visa assim responsabilizar os adultos por possíveis arruaças cometidas dentro do estádio.