Categorias: Meio Ambiente

Hospital é autuado por descarte de lixo hospitalar misturado a lixo comum

Esta é a terceira vez que o mesmo hospital é flagrando

Assessoria

Slum flagra descarte de lixo hospitalar misturado a lixo comum

Pela terceira vez, o Hospital Memorial Arthur Ramos, localizado no bairro da Gruta, é autuado e multado por descarte irregular de lixo hospitalar. A infração foi flagrada na manhã desta sexta-feira (18), após uma fiscalização de equipes da Slum.

A equipe chegou ao local por volta das 6h30 da manhã e encontrou lixo hospitalar misturado com lixo comum no mesmo contêiner, que seria levado para o aterro sanitário. De acordo com coordenador de Fiscalização da Slum, Carlos Alfredo Tavares, o órgão havia recebido uma denúncia sobre a irregularidade.

“Nós chegamos aqui logo cedo e encontramos, junto do lixo comum, várias luvas sujas de sangue, lençol de centro cirúrgico sujo de sangue, tudo usado para entubar os pacientes, tudo o que não é permitido pelo código ambiental. Misturar estes tipos de matéria é um perigo muito grande de infecção, além do impacto ambiental causado.”, explicou o Tavares.

João Urtiga/Alagoas24horas

Carlos Alfredo Tavares, coordenador de fiscalização da Slum

O coordenador de fiscalização da Slum explicou ainda que o lixo hospitalar não pode ser descartado no aterro sanitário e que existe uma empresa responsável pelo recolhimento deste tipo de resíduo que atende todo o estado. O lixo hospitalar é colocado em recipientes específicos e em seguida o hospital encaminha para a empresa, que faz a incineração ou autoclave dos resíduos. “São aproximadamente duas toneladas de lixo que agora terão que ser recolhidos pela empresa responsável pelo lixo hospitalar. Como está misturado, não tem mais como separar”, disse.

Após constatar o flagrante, a Slum notificou o hospital e acionou a Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente que vai autuar e multar o hospital.

Assessoria

Slum flagra descarte de lixo hospitalar misturado a lixo comum

Em nota enviada à imprensa, o hospital não explicou o motivo do descarte irregular do lixo hospitalar. Disse apenas que estava tomando as medidas necessárias.

Veja nota:
O Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR) informa que está tomando as providências cabíveis para fazer o descarte do lixo, conforme orientação da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum).

Outro caso
Também na manhã desta sexta-feira, os moradores da Vila Emater 2, próximo ao antigo lixão, denunciaram que uma empresa faz o descarte irregular de garrafas de vidro no local. Os moradores informaram ainda que isso acontece há mais de um ano e nada foi feito.

“Nós estamos preocupados porque a quantidade é grande, fica próximo das casas e, além disso, são focos para o mosquito da dengue”, disse uma moradora.

Confira o vídeo enviado para o Alagoas24horas: