A partir desta quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Maceió retoma a rotina de audiências públicas, dando continuidade ao compromisso de cada vez mais ampliar a participação da sociedade no debate sobre os problemas que a capital alagoana enfrenta. As audiências são fundamentais para auxiliar os vereadores a elaborar projetos de lei que promovam a qualidade de vida da população.
Proposta pela Comissão Permanente de Higiene, Saúde Pública e Bem Estar Social, a primeira audiência pública do ano está marcada para às 9h desta quarta, com objetivo de discutir as formas de combate às morbidades negligenciáveis, principalmente Dengue, Zika Vírus, Chikunguny
Na segunda-feira (29), também às 9h, o debate será sobre a importância do voto feminino. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 142,8 milhões de eleitores no Brasil, mais da metade (52,13%) são mulheres. No entanto, a maior proporção de candidaturas é masculina. Ainda segundo o TSE, cerca de 70% dos cargos foram disputados pelos homens nas eleições de 2014. O tema foi proposto pela vereadora Tereza Nelma (PSDB), que deve presidir a audiência.
SESSÕES SOLENES
A Câmara Municipal também retoma esta semana a agenda de sessões solenes. Na próxima quinta-feira (25), a juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Carolina Bertrand, irá receber o Título de Cidadã Honorária de Maceió. Nascida em Fortaleza, no Ceará, Carolina possui mais de vinte anos de magistratura, dos quais dez dedicados à cidade de Palmeira dos Índios. A propositura da homenagem, marcada para 9h, é de autoria do vereador Sílvio Camelo (PV).
Já na sexta-feira (26), tanto pela manhã como pela tarde, haverá sessões solenes, também de autoria do vereador Sílvio Camelo (PV). Às 9h, a Câmara irá entregar o Título de Cidadão Honorário ao apresentador de TV Emanuel José Pedrosa, mais conhecido como “Canetinha”. No período da tarde, será entregue a Comenda Heitor Villa Lobos aos maestros Benedito José da Fonseca, Antônio Julião R. Marques e Gustavo Campos Lima.