Categorias: Saúde

UPA de Maragogi será inaugurada nesta sexta-feira (26)

Oitava unidade do Estado vai atender as demandas de urgência de pequena e média complexidade do Litoral Norte de Alagoas

Assessoria

UPA de Maragogi será entregue pelo governador Renan Filho; é mais um equipamento com qualidade no atendimento da população local e de turistas no litoral Norte de AL

O Governo do Estado abre mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com o compromisso de fortalecer a rede de assistência a saúde dos municípios alagoanos. Nesta sexta-feira (26), às 10h, é a vez de o município de Maragogi iniciar a oferta do novo serviço à população. A solenidade de inauguração acontece no Loteamento Gamela da Barra Grande, s/n, com a presença do governador Renan Filho e da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

A UPA de Maragogi começa a prestar o serviço à população às 7h do sábado (27).  Com o início das atividades da unidade, tanto a população do Litoral Norte de Alagoas passa a ser mais bem assistida, como também os turistas que frequentam a região. Isso porque, na alta temporada, a população do município aumenta em até 15 mil o número de habitantes.

O atendimento à população fica assegurado porque a unidade tem capacidade para atender até 350 pacientes/dia. O sistema implantado acolhe o paciente por classificação de risco, priorizando o atendimento por gravidade, e não por ordem de chegada, em consonância as orientações do Programa Nacional de Humanização (PNH).

Conforme esclareceu a diretora de assistência Pré-Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cristina Calado, a UPA marca o compromisso do governo estadual em levar atendimento de qualidade para mais perto da população. Isso se dá a partir da meta do governo de estruturar e descentralizar a assistência a saúde em Alagoas.

“O atendimento diferenciado para cada situação de risco diminui o número de transferências para o Hospital Geral do Estado, porque a UPA está preparada para prestar todos os tipos de atendimento de urgência de pequena e média complexidade”, explicou Calado.

Segundo Cristina Calado, o serviço traz ainda impactos para a saúde da população. “Além de reduzir o fluxo de pacientes para o Hospital Geral, a presença da UPA no município vai reduzir também a morbimortalidade por meio de um atendimento qualificado que garante a assistência dos usuários da saúde pública da região”, acrescentou. 

Estrutura

A UPA vai funcionar em regime de plantão 24 horas, durante os sete dias da semana, sendo administrada pelo município com recursos de custeio divididos entre as três esferas da gestão pública. A unidade dispõe de recepção, salas de espera, classificação de risco, pequenos procedimentos, medicação, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica, sala de raio-x, posto de coleta do laboratório, farmácia e posto de enfermagem.

A UPA de Maragogi é a oitava unidade inaugurada em Alagoas. O serviço já funciona nos municípios de Marechal Deodoro, Penedo, Viçosa, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Coruripe, além de Maceió, que foi inaugurada na última segunda-feira (22), no Trapiche da Barra.