As praias de Maceió e do Litoral Norte de Alagoas apresentam 11 trechos impróprios para banho de mar. A informação foi confirmada, nesta sexta-feira, 26, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
De acordo com o órgão ambiental, as coletas foram realizadas, nos dias 22 e 23 deste mês, quando foi registrada a ocorrência de chuvas no litoral alagoano. O resultado das análises, realizadas em 42 áreas compreendidas entre as praias de Maragogi e do Pontal, apresenta 11 pontos inadequados para banho de mar.
No Litoral Norte, dos 22 pontos analisados, 19 estão indicados como próprios para banho e três impróprios. Já em Maceió foram identificados nove locais que devem ser evitados e 11 liberados para banho.
Os técnicos alertam que as galerias de águas pluviais e fozes de rios devem ser evitados, especialmente em caso de chuvas fortes. Para que um trecho seja considerado impróprio para banho de mar, a amostra colhida deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água.
O IMA informa que o método de trabalho mudou e, agora, os técnicos analisam se amostra colhida nas áreas monitoradas apresenta vestígios da bactéria Escherichia coli (E.coli), considerada patógeno, ou transmissora de doenças.
As próximas coletas estão previstas para serem realizadas nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, em Maceió, Litoral Sul e Litoral Norte. Entretanto, os resultados das condições encontradas no Litoral Sul devem demorar mais três semanas para voltar a compor o relatório.
Confira os trechos próprios e impróprios para banho de mar: