Categorias: Maceió

Programa Formando Laços abre as portas da Braskem para estudantes da Paraíba

Visitas guiadas às instalações da empresa podem ser agendadas pelo site da empresa

 

Ascom Braskem

Ascom Braskem

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) fizeram uma visita diferente à cidade de Maceió, nesta quinta-feira (25). Os alunos de Engenharia Química participaram do Programa Formando Laços da Braskem e puderam conhecer, em detalhes, a empresa , sua história, seu modelo organizacional e a área industrial. Os 30 universitários conheceram a unidade de PVC localizada em Marechal Deodoro. Além das palestras técnicas que abordaram as questões de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, processo produtivo, ações de Responsabilidade Social e Programas Institucionais desenvolvidos pela empresa, os alunos visitaram a área industrial, a sala de controle e o laboratório de automação.

Ao longo do ano de 2015, aproximadamente 270 visitantes estiveram na Braskem através do programa, cerca metade deste total, eram estudantes técnicos e universitários, principalmente dos cursos de Engenharia (nas áreas de Química e de Produção). Representantes de órgãos públicos, profissionais da área da saúde, parlamentares e membros da coordenação do grupo de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL) também estiveram nas unidades industriais..

A realização do Formando Laços com membros dos APELL – incluídos também os moradores e representantes dos bairros vizinhos às fábricas, como a Rua da Palha (Marechal Deodoro), Trapiche e Pontal da Barra (Maceió) – é particularmente especial, pois aproxima cada vez mais as comunidades e a indústria.

Com duração média de três horas, cada visita é finalizada com uma pesquisa de satisfação, que permite identificar que 78% dos participantes consideram as informações repassadas como ‘ótimas’, com especial destaque aos temas voltados para resultados de Segurança e Meio Ambiente. A imagem da Braskem se mantém igualmente positiva para 44% do público que visitou as instalações da empresa e 51% deles acabam tendo uma impressão ainda melhor do que as que tinham antes da visita.

Rayanne Macedo, universitária paraibana que esteve na unidade de PVC no dia 25,destaca a importância de visitas como esta. “Temos uma disciplina chamada Instrumentação e Controle de Processos, e foi bastante enriquecedor conhecer a Braskem , para aprimorar o conhecimento”. Assim como vários colegas, ela aproveitou para entender melhor e tirar dúvidas sobre a rotina de trabalho de um engenheiro químico na maior produtora de resinas termoplásticas das Américas.

Para agendar uma visita do Formando Laços, basta acessar o site da Braskem (www.braskem.com), na parte de ‘Contato’ e ‘Agendar Visitação’. Será aberta uma ficha para preenchimento de informações básicas sobre o grupo interessado e local a ser visitado, que é enviada automaticamente para a área responsável pelo agendamento.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 54 bilhões, a Braskem também é a maior produtora mundial de biopolímeros – com capacidade de 200 mil toneladas anuais de polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde).

Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com mais de 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.