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‘Pardais eletrônicos cumprem legislação’, diz Palmeira sobre novos radares

Equipamentos registram infrações desde o último domingo (28), mas ainda gera dúvidas na população o destino do dinheiro.

João Urtiga/Alagoas24horas

Rui diz que pardais eletrônicos cumprem a legislação

O prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) veio a público, na manhã desta segunda-feira (29), para reafirmar que os pardais eletrônicos cumprem os trâmites da lei e que a população maceioense não deve se preocupar quanto a possíveis cobranças indevidas. O anúncio foi dado em seu próprio gabinete, na Pajuçara.

O posicionamento do prefeito se deu um dia após os equipamentos eletrônicos de fiscalização de trânsito começarem a registrar infrações no tráfego de pelo menos dez pontos de Maceió: Durval de Góes Monteiro (Tabuleiro do Martins), Menino Marcelo (Serraria), Fernandes Lima (Farol), Álvaro Otacílio (Ponta Verde) e Governador Afrânio Lages.

De acordo com o gestor municipal, o objetivo é reduzir o número de acidentes que são registrados todos os anos e que endossam as estatísticas de mortes. “Nós temos hoje radares pela cidade e todo mundo sabe onde estão alocados, informamos com antecedência e todos eles estão com sinalização, então se a gente quisesse arrecadar [da forma como foi denunciado] seria a coisa mais fácil do mundo, era só colocar um agente de trânsito com radar móvel escondido em cada esquina”, ressalta Palmeira.

O prefeito garante ainda que toda a instalação dos radares seguem padrões exigidos na legislação, como aferição e que campanhas educativas estão sendo realizadas simultaneamente. A polêmica cai ainda sobre o recente questionamento de um vereador da capital que critica a utilização de tal tecnologia como forma de alimentar uma possível “indústria de multas” que poderia elevar o caixa da prefeitura. “Diferentemente da gestão passada que tinha lombadas eletrônica e que não possuíam sequer um contrato, que ninguém sabe pra onde o valor ia, só foram retiradas quando o ex-superintendente Pinto de Luna assumiu o cargo pois, entendendo muito bem de direito e legalidade, mandou retirar todas que não tinham contrato”, relembra Palmeira.

Os equipamentos que passaram a operar no último domingo (28). Eles registram a velocidade máxima dos veículos nas avenidas, além de flagrarem irregularidades diversas no trânsito como o respeito a faixa azul exclusiva de ônibus, ultrapassagens e estacionamentos em pontos ilegais das vias.