Categorias: Maceió

SMTT faz balanço da fiscalização no terminal integrado do Benedito Bentes

Ascom SMTT

Ascom SMTT

Um mês após o início da transição de linhas e da integração temporal na região do Benedito Bentes, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) segue com a fiscalização dos ônibus no terminal integrado. O objetivo é observar de perto os pontos positivos das mudanças e absorver dos passageiros e das empresas os reajustes necessários para melhorar ainda mais a oferta do serviço de transporte público.

De acordo com o balanço da efetividade das mudanças implantadas no dia 30 de janeiro deste ano, previstas pela Licitação, as modificações consistiram na chegada de outra empresa de ônibus para operar na região, no aumento do número de viagens das linhas e na implantação da integração temporal.

Para o diretor Operacional de Transportes e Táxi da SMTT, Zenildo Filho, alterações posteriores ao fim de janeiro foram implantadas no sistema de transporte da região tendo em vista o que foi visualizado durante a fiscalização. “Hoje vemos o sistema funcionando de maneira uniforme, com uma quantidade de veículos e de viagens suficientes para atender a população”, afirma.

O diretor destaca a eficiência do funcionamento do terminal integrado do Benedito Bentes uma vez que as equipes de fiscalização têm estado ainda mais presentes no local observando e realizando os ajustes que se fazem necessários para cada situação. “Além das equipes estarem verificado as principais vias do bairro a fim de garantir que as linhas cumpram seus itinerários da maneira correta, esse quesito também tem sido verificado por meio do GPS que cada veículo possui”, explica.

A fiscalização de transportes da SMTT no Benedito Bentes tem início às 04h e se encerra às 22h, quando há uma redução no fluxo de veículos. A fiscalização também tem sido realizada em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o 5º Batalhão de Polícia Militar.

“Nossas prioridades são a segurança do terminal, a orientação do passageiro que ainda está se adaptando às mudanças e o deslocamento dos veículos dos terminais de cada conjunto até o terminal integrado e de lá para o destino de cada linha”, esclarece o diretor.

Integração temporal

A SMTT lembra que para utilizar a integração temporal, o passageiro deve possuir o cartão Bem Legal permitindo assim o deslocamento pela cidade pagando apenas uma passagem, dentro do intervalo de uma hora e meia após utilizar o cartão no primeiro ônibus. Nesta primeira etapa, a integração acontece nas linhas da mesma empresa de ônibus e na mesma direção de sentido (veja a lista dos coletivos que podem fazer integração no site da Prefeitura).

O cartão Bem Legal é de emissão gratuita e pode ser adquirido nos postos da Transpal da Rua Buarque de Macedo (Centro), antiga Av. Santana (Tabuleiro do Martins), Terminal Integrado do Benedito Bentes e em postos volantes instalados em bairros e conjuntos da cidade.