A equipe de natação e atletismo da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL, composta por 17 paratletas, seguiu viagem nesta sexta-feira (04) para Recife, onde irão participar do Regional Norte/Nordeste do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação que acontecerá nos dias 05 e 06 de março.
A competição acontecerá no Centro Esportivo Santos Dumont em Recife-PE e irá reunirá mais de 500 paratletas das regiões norte e nordeste País, totalizando 42 entidades.
Representando ADEFAL no atletismo o destaque ficará por conta da veterana Sônia Gouveia, Classe F53 que atualmente é a 2ª no ranking mundial em lançamento de disco, Sônia é ainda a grande esperança para representar Alagoas nas paraolimpíadas Rio 2016; outro destaque é Jovem José Talvanes, Classe T37 dono do recorte brasileiro nos 400m rasos e ouro nas três etapas que participou em 2015 e do velocista José Adelito que está entre os 3 melhores na ranking brasileiro nos 200m rasos, e acumula a ainda o título de campeão do Circuito Norte/Nordeste 2015 nos 100m e 200m rasos.
Na natação o destaque e a esperança de medalha ficará por conta dos nadadores André Luiz, classe S14, atual campeão Norte/Nordeste 2015 em todas as provas disputadas e 3ª lugar no ranking brasileira na prova dos 50m livre, André é ainda uma grande promessa para o mundial que acontecerá no México em 2017; destaque também para os nadadores Luiz André, classe S6, que ocupa o 4ª lugar no ranking brasileira nos 50m borboleta; Érica Ferro, classe S8, 3ª lugar no ranking brasileira nos 100m borboleta; Neusvaldo Vanderlei, classe S9, atual campeão dos 100m costas e Nataniel Malta, classe SB5, que atualmente é campeão Norte/Nordeste de 2015 nos 100m peito e ocupa 4ª lugar no ranking brasileira nesta categoria.
Ao falar sobre a competição o coordenador de esporte da ADEFAL e preparador técnico da equipe de natação, Diego Calado afirma que a equipe segue para a competição com o objetivo de alcançar o maior número de índices para as etapas do Brasileiro 2016 e a tão sonhada vaga para as paraolimpíadas Rio 2016. “Estamos realizando um trabalho com muita dedicação, disciplina e muito treino e tenho certeza que os resultados serão satisfatórios”, destacou Diego Calado.
O Circuito Brasil Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro e é patrocinado pela Caixa Loterias. O objetivo do evento é desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paraolímpico do País.